Gerenciador de despesas pessoais Money Care agora conta com uma versão para iPads

Não precisamos ir muito longe para saber que a economia do país não vai bem. Aliado a isto temos um alto índice do endividamento das famílias brasileiras, também por falta de controle das suas finanças pessoais. A falta de equilíbrio entre receitas e despesas pode comprometer, com o tempo, uma série de fatores importantes — qualidade de vida, por exemplo, e inclusive comprar aquele gadget tão sonhado. 🙂

Publicidade

Para tentar ajudar a melhorar — nem que seja um pouco — esta situação, gostaria de indicar um app bastante interessante que vai ajudá-lo no controle de suas finanças: o Money Care.


Desculpe, app não encontrado.

O Money Care, da desenvolvedora brasileira StudioMoob, não é novo. Ele já existia em versão para iPhones/iPods touch há algum tempo, por isso quero focar minha análise sob dois aspectos:

Publicidade
  1. Nova versão para o iPads;
  2. Do ponto de vista de um usuário comum, aquele que não tem conhecimento sobre planilhas eletrônicas ou que não utilize nenhum tipo de controle financeiro.

O Money Care me chamou a atenção pela sua simplicidade. De cara me deparei com um ótimo layout, bastante colorido e com design flat. Os ícones na parte superior são intuitivos e facilmente consigo identificar para que cada um serve. Muito semelhante à versão do iPhone, ao abrir a nova para iPad você logo se sente em casa.

Em Home, podemos notar um quadro de “Receitas x Despesas” bem organizado. Há histórico de movimentações em gráfico e lista, número em porcentagem e no rodapé, saldo parcial da conta, etc. Detalhe interessante: há também um campo de filtro, pouco abaixo do logo do aplicativo. Com ele, é possível filtrar o histórico de movimentações por status, tipo ou conta, permitindo assim tirar informações as quais não tenho interesse em enxergar naquele momento.

Para inserir novos lançamentos também é muito simples. Em “Movimentações”, com alguns toques é possível definir tipo, descrição, valor, etc. da sua despesa ou receita; nada de barra de rolagem com infinitos tipos de características da movimentação.

Publicidade

Em “Categorias”, você separa suas despesas por tipo. Aqui tem um ponto interessante: não há nenhuma categoria pré-definida, você precisa criar as suas próprias — fator este que acho muito positivo, pois em alguns outros serviços concorrentes sempre achei chato ficar rolando a página para tentar achar a melhor categoria para uma despesa “x” e às vezes não a achava.

No geral, o Money Care — seja na versão para iPhone ou iPad — me chamou bastante a atenção no seguinte aspecto: os termos são simples e de fácil compreensão. Outros aplicativos do gênero que já usei possuem termos complicados e cheios de “financeirês”. Para pessoas que não estão familiarizadas com eles, já é fator de desistência na certa.

Por fim, não tenho dúvidas de que qualquer pessoa seja capaz de utilizar o Money Care sem complicações. Inclusive, minha opinião é que este aplicativo é um forte concorrente para que eu abandone o velho Excel.

Publicidade

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…