O melhor pedaço da Maçã.
Desmonte do iMac de 24" com o chip M3

Sem grandes novidades, iMac de 24″ (M3) passa pelo desmonte da iFixit

A firma de reparos iFixit divulgou ontem o seu desmonte (teardown) oficial do iMac de 24 polegadas com o chip M3, o qual só confirma algo que todos nós já suspeitávamos: o novo all-in-one da Apple é tão parecido por dentro como ele é por fora com o seu antecessor direto, equipado com o chip M1.

Publicidade

Por fora, como já sabemos, os dois computadores são basicamente idênticos. Temos o mesmo design finíssimo da versão anterior e uma fonte externa que, como bem lembrado pela apresentadora do vídeo publicado pela iFixit, traz a vantagem de ser facilmente substituível — além de contar com uma porta Ethernet bastante conveniente (apenas nos modelos mais caros, vale notar).

Para obter acesso aos componentes do iMac, ainda é preciso descolar o display do desktop de seu chassi, o que requer ferramentas especiais. Entretanto, a própria apresentadora disse que, embora não acredite que essa seja a melhor solução, os adesivos utilizados pela Apple no iMac são relativamente fáceis de serem removidos, cortados e reinstalados caso seja necessário.

YouTube video

Assim como no caso do modelo equipado com o chip M1, o interior do novo iMac de 24″ é relativamente “vazio”, com a maior parte dos componentes sendo posicionados na parte de baixo do chassi. A placa lógica do computador é bem compacta e comporta tanto o M3 e os chips da memória quanto os módulos das portas USB-C/Thunderbolt e o conector de energia — o que tem o potencial de tornar os reparos mais simples.

Publicidade

Se você pretende operar algum reparo nos conectores do computador ou usar um suporte VESA, saiba que terá que passar por uma série de parafusos e adesivos. Embora a Apple permita usar o iMac de 24″ com um suporte de terceiros, é necessário desmontar o computador para fazer a conversão do encaixe. Os módulos das portas USB-C/Thunderbolt, embora sejam removíveis, também ficam presos com a ajuda de parafusos, os quais, por sua vez, ficam escondidos debaixo de adesivos.

A mudança mais significativa em termos de design dos componentes internos do novo iMac de 24″ talvez seja a única bateria CMOS encontrada na placa lógica; antes, eram duas. A apresentadora da iFixit até chegou a brincar no vídeo ao dizer que essa é, de longe, a bateria mais reparável enviada pela Apple com algum de seus produtos.

Desta vez, a iFixit não atribuiu uma nota de reparabilidade ao novo iMac de 24″ com o chip M3. O modelo com o M1, porém, recebeu uma nota 2/10 da firma de reparos pouco depois de ser lançado, no início de 2021.


Comprar iMac de Apple Preço à vista: a partir de R$13.049,10
Preço parcelado: a partir de R$14.499,00 em até 12x
Cores: azul, verde, rosa, prateado, amarelo, laranja ou roxo
Chip: M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB ou 24GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Ethernet: nenhum ou Gigabit Ethernet
Mouse ou trackpad: Magic Mouse e/ou Magic Trackpad
Teclado: Magic Keyboard, Magic Keyboard com Touch ID ou Magic Keyboard com Touch ID e teclado numérico

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple pausará vendas dos Apple Watches Series 9 e Ultra 2 nos EUA

Próx. Post

Usuários reclamam após perderem lista de desejos da iTunes Store no iOS 17.2 [atualizado]

Posts Relacionados