O melhor pedaço da Maçã.

Segurança no mundo Apple: quarentena de arquivos

Caixa de diálogo sobre arquivo em quarentena

No artigo de hoje, continuamos o assunto sobre camadas de proteção do OS X em relação a programas maliciosos, também conhecidos como malwares. Este é mais um artigo da nossa série “Segurança no mundo Apple”.

Publicidade

Quarentena de arquivos é a primeira linha de defesa contra programas maliciosos baixados de fontes externas. O recurso foi introduzido a partir da versão 10.5 (Leopard) do Mac OS X, e segue evoluindo ao longo do tempo. Mas como ele funciona?

Arquivos que não são reconhecidos pelo sistema como confiáveis, e que são baixados ou recebidos utilizando o Safari, Mail, iChat e alguns aplicativos de terceiros (Chrome, por exemplo), são colocados em “quarentena”. Ao abrir pela primeira vez um arquivo que está em quarentena, o sistema informará ao usuário qual foi o aplicativo que salvou aquele arquivo, em que dia e horário e de onde o download foi feito. Em seguida, fica a critério da pessoa checar a informação e decidir se o arquivo será executado.

Caixa de diálogo sobre arquivo em quarentena

Arquivos em “quarentena” possuem um atributo estendido (com.apple.quarantine) adicionado pelo app responsável pelo download do arquivo. Isso possibilita que, antes da execução do aplicativo, o Launch Services identifique e informe ao usuário arquivos que estão em “quarentena”.

Publicidade

É muito comum a Apple utilizar metadados para armazenar informações sobre local de download, autor, tipo da aplicação, etc. É como se eu tivesse um arquivo de música e um segundo arquivo contendo informações sobre aquela música (nome, cantor, letra, capa…), no entanto o sistema de arquivo apresenta como se fosse um único com duas áreas, sendo uma de dados e outra de informações complementares. Essa área de armazenamento é possível em função do sistema de arquivos Mac OS Extended.

Caso você queira verificar se um arquivo contém o atributo com.apple.quarantine, entre no Terminal e digite:

Publicidade
[code lang=”cpp”]xattr -l arquivo[/code]

Para apagar este atributo (atenção: não recomendado), digite:

[code lang=”cpp”]xattr -d com.apple.quarantine arquivo[/code]

Outra funcionalidade do recurso de arquivos em “quarentena” é analisar o arquivo e seu conteúdo na busca por programas maliciosos, conhecidos de acordo com uma base atualizada pela Apple. Se o malware é detectado, uma caixa de diálogo aparece com o nome da ameaça contida no arquivo. Ele adverte que o usuário mova o arquivo para a lixeira ou ejete a imagem, evitando danos ao sistema.

Atualização do XProtect

Publicidade

Essa base com informações sobre malwares é atualizada automaticamente e em segundo plano pela Apple. Para verificar a data da última atualização, mais uma vez via Terminal:

[code lang=”cpp”]defaults read /System/Library/CoreServices/CoreTypes.bundle/Contents/Resources/XProtect.meta.plist LastModification[/code]

Caso você queira que o sistema verifique se existe uma atualização da base, logue-se como super-usuário (root) no Terminal — é a primeira linha abaixo, que deve ser seguida pela sua senha (contanto que você já esteja logado como administrador, é claro) — e digite:

[code lang=”cpp”]sudo su
/usr/libexec/XProtectUpdater[/code]

Uma nova funcionalidade do recurso de arquivos em “quarentena” será o Gatekeeper*, o qual estará disponível no lançamento do OS X 10.8 (Mountain Lion).

(*) Infelizmente eu ainda não posso passar detalhes técnicos sobre esse recurso.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

FireCore libera update para o aTV Flash (black) e se pronuncia sobre a nova Apple TV

Próx. Post

↪ Assista ao vídeo promocional completo do novo iPad

Posts Relacionados