Fantastical se reinventa no Mac, sai da barra de menus e se torna um app completo

Fantastical 2 para Mac

Sou usuário do Fantastical no Mac desde que ele foi originalmente lançado, em 2011. Quando a desenvolvedora Flexibits lançou a sua versão 2 para iPad, me questionei se não faltava muito para o app no OS X receber uma reformulação completa.

Demorou pouco menos de um ano, mas aqui ele está. E veio com tudo.


Ícone do app Fantastical - Calendar & Tasks

Fantastical - Calendar & Tasks

de Flexibits Inc.

Compatível com Macs
Versão 3.0.13 (20.2 MB)
Requer o macOS 10.13.2 ou superior

Grátis R$ 49.99

Badge - Baixar na Mac App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Fantastical - Calendar & TasksScreenshot do app Fantastical - Calendar & TasksScreenshot do app Fantastical - Calendar & TasksScreenshot do app Fantastical - Calendar & TasksScreenshot do app Fantastical - Calendar & TasksScreenshot do app Fantastical - Calendar & TasksScreenshot do app Fantastical - Calendar & TasksScreenshot do app Fantastical - Calendar & Tasks

Até agora, o Fantastical para Mac rodava apenas na barra de menus do sistema operacional. Ele já era bem completo, mas não chegava a substituir o Calendário (Calendar) nativo para tudo. A versão 2 mantém um “mini-Fantastical” na barra de menus, mas ele agora tem também uma interface completa desenhada especialmente para OS X Yosemite.

Conforme colocou Jim Dalrymple, do The Loop, a Flexibits mostrou com esse lançamento que desenvolvedores podem, sim, criar apps melhores que os da Apple. O Fantastical 2 ficou lindo, integra-se facilmente1 a todos os seus calendários e lembretes (iCloud, Google, Yahoo, etc.), conta com suporte ao Handoff para as suas versões no iOS, traz suporte a fusos horários, temas escuro e claro, e muito mais.

Na tela principal você pode navegar pelo seu calendário por dia, semana, mês ou ano, bem como fazer buscas rápidas por palavras-chave. Na coluna lateral, temos uma visão em lista que é muito prática, pois mescla tanto os seus compromissos diários quanto os seus lembretes. E você pode inclusive criar “conjuntos” (sets) separados de calendários, filtrando os itens que for visualizar entre pessoais e profissionais, por exemplo. Você é quem escolhe.

Os alertas no Fantastical são todos personalizáveis, ele conta com notificações integradas à Central do OS X (com widget) e você pode também adicionar localizações aos seus compromissos com links diretos para o Google Maps ou o Mapas da Apple.

Olha que bacana ele ficou:

Os dois “poréns” do Fantastical 2 para Mac são que ele ainda não tem suporte para o português (“apenas” inglês, francês, alemão, italiano, espanhol e japonês) e o seu preço, que é um ponto bastante polêmico — ainda mais se formos nos aventurar a converter o valor para o real, com o dólar do jeito que está. Não é barato, mas ao mesmo tempo não podemos desprezar o belíssimo trabalho realizado pela Flexibits.

Quem estiver na dúvida pode baixar um trial de 14 dias diretamente pelo site da desenvolvedora.

Posts relacionados

Comentários