Riff é a nova aposta do Facebook para viralizar vídeos colaborativos

O Facebook continua na sua cruzada de lançar apps para fins bem específicos. A bola da vez é o Riff, um app para criar vídeos colaborativos.

Publicidade

Desculpe, app não encontrado.

Funciona assim: você começa a gravar um vídeo de até 20 segundos, coloca um título bem auto-explicativo e publica no Riff. Ao fazer isso, qualquer pessoa poderá assistir aos seus vídeos, mas apenas os seus amigos poderão complementá-los (ou seja, gravar mais alguns segundos e anexar ao vídeo que você criou). Quando um amigo seu faz isso, abre a possibilidade de um amigo dele fazer a mesma coisa; aí depois o amigo do amigo… bem, deu para entender, né? A coisa não tem fim! 😛

Alguma semelhança com o Desafio do Balde de Gelo não é mera coincidência — sim, o Riff é algo bastante inspirado na mecânica que fez o desafio se espalhar rapidamente (as pessoas publicavam seus vídeos no Facebook e desafiavam seus amigos, marcando-os com tags, para que eles fizessem o mesmo).

Riff

Conforme o TechCrunch colocou muito bem, o Desafio do Balde de Gelo fez com que a publicação de vídeos no Facebook crescesse algo em torno de 50% na época de pico do meme. A ideia da empresa com o Riff, então, é bem óbvia: facilitar que outros memes como esse surjam diretamente na plataforma.

Publicidade

Tudo é bem simples: não há possibilidade de fazer upload de vídeos já gravados, editar, enviar links ou comentar. A ideia é mesmo gravar algo e fazer com que seus amigos complementem com as gravações deles.

Trata-se de uma criação do Facebook Creative Labs, responsável pelos aplicativos Paper, Slingshot, Mentions, Rooms e Facebook Groups; veremos se ele pega.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…