Há pouco mais de quatro meses, nascia o Apple Pay. Com mais de 1 milhão de cartões de crédito registrados em apenas 72 horas, ele rapidamente se mostrou um sucesso. E continua sendo, porém tem alguns probleminhas para resolver.
Uma pesquisa publicada nesta semana pela Phoenix Marketing International trouxe alguns números preocupantes para a Apple:
- “Apenas” 59% dos usuários cadastrados no Apple Pay de fato já entraram numa loja e tentaram usá-lo.
- Dos usuários do Apple Pay, 47% já tiveram uma experiência negativa de visitar uma loja que se diz parceira da Apple porém cuja localidade em questão não estava pronta, ainda, para aceitar pagamentos via Apple Pay.
- Nos próximos 3 meses, “apenas” 23% dos usuários do Apple Pay esperam aumentar significativamente seu uso do sistema.
- Dois em cada três usuários do Apple Pay relataram já ter tido problemas na hora de realizar uma compra — a maioria casos de terminais não funcionando ou levando tempo demais para processar a transação.
- Dos usuários do Apple Pay, 48% usaram o sistema uma única vez.
Claro, tudo isso — não digo o Apple Pay em si, mas sistemas de pagamentos móveis como um todo — é muito novo ainda para a maioria das pessoas e boa parte desses problemas foge ao controle da Apple, já que dependem de as suas próprias parceiras estarem devidamente preparadas.
Independentemente dos motivos que levaram aos números acima, a Apple precisa trabalhar interna e externamente para melhorá-los se quiser ver o Apple Pay realmente deslanchando e ficando pronto para uma expansão internacional. Sim, vale lembrar que por ora ele só funciona — oficialmente, é claro — nos Estados Unidos.
A pesquisa da Phoenix Marketing International, segundo a Bloomberg, envolveu entrevistas com mais de 3.000 usuários do Apple Pay com cartões de crédito.
[via AppleInsider]