O melhor pedaço da Maçã.
Telefonia no Brasil

Em 2014, vendas de iPhones no Brasil aumentaram 41%!

Sabemos que o mercado brasileiro é importante para a Apple. Isso não quer dizer, porém, que a empresa tenha um desempenho espetacular por aqui. Se fizermos um comparativo entre preços dos produtos e salário mínimo, vemos que aqui no Brasil tudo é proporcional/absurdamente mais caro do que em praticamente todos os países onde a Apple tem operações. Não é à toa que, aqui, o iOS briga na verdade com o Windows Phone — o Android domina amplamente o mercado com muita, mas muita folga.

Publicidade
FabricanteUnidades vendidas (2013)Unidades vendidas (2014)Variação
Samsung26,6 milhões22 milhões-17%
LG12,4 milhões13,6 milhões10%
Nokia12,2 milhões6,7 milhões-45%
Motorola5,8 milhões4,1 milhões-28%
Apple2,0 milhões2,9 milhões41%
Microsoft2,3 milhõesN/D
ZTE5,3 milhões1,9 milhão-63%
Huawei1,6 milhão1,9 milhão15%
Lenovo515 mil793 mil54%
TCL89 mil732 mil722%
Sony861 mil675 mil-22%
ASUS176 milN/D
BlackBerry552 mil96 mil-83%
HTC10 milN/D
Pantech1 milN/D
Outros3,4 milhões5,1 milhões53%

Só que, mesmo com os preços bastante elevados, a Maçã está com um desempenho invejável. De acordo com a Gartner, o mercado brasileiro de celulares encolheu 11% em 2014. Apesar disso, as vendas de iPhones tiveram uma alta de 41% (no total foram vendidos 2,9 milhões de aparelhos).

O desempenho fez a Apple alcançar 5% de market share (isso englobando qualquer aparelho, tanto smartphones quanto celulares mais básicos). Comparativamente, ela foi a fabricante que mais cresceu no Brasil — a LG foi a segunda, com 10% de crescimento, resultando em 22% de participação de mercado.

A Samsung, líder isolada por aqui, teve uma queda acentuada de 17% nas vendas. Assim, sua participação foi de 37% para 35%. Mesmo assim, ela vendeu praticamente o dobro da LG (22 contra 13,6 milhões). Já a Nokia teve uma queda bem grande (-45%). Mas como atualmente ela e Microsoft são uma coisa só, se juntarmos os números das duas o resultado negativo foi minimizado — ainda que bem abaixo do desempenho de 2013.

Publicidade
FabricantePart. de mercado (2013)Part. de mercado (2014)Variação (p. percentuais)
Samsung37%35%-2pp
LG17%22%5pp
Nokia17%11%-6pp
Motorola8%7%-1pp
Apple3%5%2pp
Microsoft4%N/D
ZTE7%3%-4pp
Huawei2%3%1pp
Lenovo1%1%
TCL0%1%1pp
Sony1%1%
ASUS0%N/D
BlackBerry1%0%-1pp
HTC0%N/D
Pantech0%N/D

Sempre que falamos sobre o assunto “preço de iPhones” aqui no MacMagazine, muita gente destaca o bom trabalho que a Motorola faz. Além de ter smartphones bem interessantes, a fabricante consegue vendê-los por preços competitivos. Mesmo com uma oferta maior de aparelhos com preços mais competitivos, a empresa teve uma queda de 28% (4,1 milhões de unidades vendidas).

O destaque negativo vai, sem dúvida, para a BlackBerry. A canadense teve uma queda de incríveis 83%, fechando o ano de 2014 com apenas 96 mil aparelhos vendidos em território nacional.

[via INFO]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM Tour IV: teremos um participante especial nos acompanhando nessa viagem!

Próx. Post

Rumor: preços do AppleCare+ para o Watch variam de US$59 (Sport) a US$999 (Edition)

Posts Relacionados