Como tradicionalmente acontece, basta a Apple lançar um novo produto para que a iFixit coloque as mãos nele e o desmonte por completo. Com o novíssimo MacBook, não foi diferente. E como estamos falando de uma máquina/arquitetura totalmente nova, a curiosidade para ver as entranhas do notebook era grande.
Aqui, uma imagem para ficar na memória: eis o comparativo do último MacBook (descontinuado em meados de 2011) com o atual. Incrível, não?
O novo MacBook é identificado pelo código A1534
— os MacBooks Air, por exemplo, são identificados como A14XX
enquanto os MacBooks Pro com tela Retina, como A13XX
. Assim como seus irmãos, o MacBook também é fechado com parafusos do tipo pentalobe. Para manter tudo no lugar, os antigos clips de plástico foram substituídos por espécies de estacas e grampos de molas.
Aqui vemos como a placa lógica desse MacBook é incrivelmente pequena e como, novamente, bateria é o que domina o interior da máquina.
Assim como no iPad, o conector da bateria está escondido embaixo da placa lógica — o que não facilita as coisas.
Eis o conector — “bizarro”, segundo a iFixit — do display.
O próximo passo, então, foi retirar a placa lógica.
Apesar de ser 67% menor do que as placas lógicas de MacBooks Air, tudo está lá: RAM (da Elpida/Micron), memória flash (da Toshiba), microcontrolador (da NXP), sensor de temperatura (da SMCS), processador Core-M (da Intel), chip wireless (da Broadcom), entre outras coisas.
Adivinhe como a bateria1De 7,55V, 39,71Wh e 5.263mAh; um pouco maior que a do atual MacBook Air de 11 polegadas. é presa à estrutura do MacBook? Sim, por adesivos, cola… o que, é claro, dá um trabalho enorme para trocar.
Aqui vemos o conjunto antenas e alto-falantes.
O trackpad do novo MacBook é bem semelhante ao do MacBook Pro de 13 polegadas com tela Retina — que também foi desmontado pela iFixit —, porém ele é mais fino. Para mais informações sobre o trackpad Force Touch, vale a pena ler este artigo.
A parte inferior do novo teclado, que utiliza um mecanismo borboleta, fica protegida por parafusos e… adesivos!
O resultado disso tudo não poderia ser outro: o novo MacBook ganhou nota 1/10 em reparabilidade por conta do uso de parafusos pentalobe, abuso de adesivos e cola, da fusão do display com o vidro, do fato de RAM, processador e memória flash serem soldadas à placa lógica, e por aí vai.
Notas de rodapé
- 1De 7,55V, 39,71Wh e 5.263mAh; um pouco maior que a do atual MacBook Air de 11 polegadas.