Microsoft lança ferramentas que facilitam portar apps de iOS para o Windows 10

Windows 10

Em sua conferência de desenvolvedores Build 2015, realizada hoje, a Microsoft anunciou novas ferramentas que facilitarão o trabalho de portar apps do iOS (e do Android) para o Windows 10. Ora, ela sabe bem qual é o seu calcanhar de Aquiles…

No caso de apps para iOS, desenvolvedores poderão aproveitar boa parte do código original em Objective-C (ou seja, Swift não entra no bolo — ao menos por ora) usando as novas ferramentas e adaptá-los para que rodem nativamente no sistema operacional da Microsoft. No Android, as linguagens são Java e C++.

Segundo a gigante de Redmond, estarão inclusas no pacote inclusive diversas APIs para simular/reproduzir funções específicas de cada plataforma — mas devem haver certos limites nisso, já que várias delas são fechadas/proprietárias.

É curioso como os papéis se inverteram: há anos, a Apple usou a mudança da arquitetura de Macs (PowerPC para Intel) para promover a “novidade” de que usuários poderiam rodar o Windows junto do OS X. O cenário atual no mundo mobile não é muito diferente, só que com a Microsoft bem atrás de ambas Apple e Google.

Certamente muitos desenvolvedores hoje em dia deixam de trabalhar em apps para o Windows Phone pelo trabalho extra e investimento que deve ser feito para manter um código atualizado em múltiplas plataformas. Se os novos SDKs (software development kits) da Microsoft realmente facilitarem isso tudo, ótimo para todos.

[via The Verge]

Posts relacionados

Comentários