Para desenvolvedores: Microsoft abraça de vez o ecossistema da Apple e lança Visual Editor Code para OS X

Nesta semana nós informamos que a Microsoft anunciou duas ferramentas que facilitam portar apps de iOS/Android para o Windows 10. Pois esta não foi a única novidade que a empresa trouxe para desenvolvedores.

Visual Studio Code para OS X

Em sua conferência Build 2015, ela também anunciou o Visual Studio Code, um editor de códigos bem leve e multiplataforma para quem quer criar web apps. Sim, um editor multiplataforma disponível não apenas para Windows, como também para OS X e Linux!

A suíte completa do Visual Studio continua disponível apenas para Windows, mas juntando este anúncio com o das ferramentas de portabilidade, vemos que a Microsoft está cada vez mais amigável com outras plataformas, querendo marcar presença no maior número possível de ambientes (relevantes).

S. Somasegar, vice-presidente da divisão corporativa da empresa, afirmou que a ideia é dar opções aos desenvolvedores que gostam e trabalham no OS X e/ou no Linux. “Em vez de fazê-los migrar para o Windows, queremos encontrá-los onde eles estão.”

Ainda em fase preview (algo como beta), o Visual Studio Code já nasce com suporte (incluindo destaque de sintaxe, atalhos de teclados personalizáveis, snippets, etc.) às linguagens JavaScript, TypeScript, Node.js e ASP.NET 5, além de também trabalhar numa boa com Git.

Para completar, conforme prometido, a Microsoft também disponibilizou alguns dos principais recursos da plataforma .NET para OS X e Linux — algo que até então era limitado ao mundo Windows. Ela também disse que muito em breve o Office para iOS suportará adds-in interessantes de serviços como Uber, LinkedIn e Salesforce (no caso do Uber, por exemplo, será possível adicionar uma extensão no Outlook para lhe lembrar de chamar um carro antes de alguma reunião).

Ótimas novidades vindo de Redmond! 😉

[via TechCrunch: 1, 2; 9to5Mac]

Posts relacionados

Comentários