O melhor pedaço da Maçã.

Conceitos: Telefone, Contatos e FaceTime num só app; StandBy aprimorado

O designer Parker Ortolani idealizou mais dois conceitos interessantes para o iOS — ambos envolvendo recursos que chegarão ao sistema na versão 17, que deverá ser lançada oficialmente no próximo mês.

Publicidade

Começando pelo mais interessante, o primeiro conceito apresentado por ele une os apps Telefone, Contatos e FaceTime em um só, acabando um pouco com a ambiguidade que existe atualmente no sistema operacional da Apple.

Denominado Ligações (Calls), o novo app estaria dividido em quatro abas. A principal delas levaria o nome do próprio app e contaria com uma lista de contatos favoritos fixados na parte superior e com a lista de ligações recentes logo abaixo.

Na aba Caixa de Entrada (Inbox), ficariam tanto as mensagens de áudio enviadas pelo correio eletrônico tradicional quanto as mensagens enviadas pelo FaceTime (recurso que chegará no iOS 17) — essas, em formato de Stories.

Publicidade

A aba Pessoas (People) seria destinada à exibição dos contatos, inclusive com suas respectivas listas, enquanto a aba Discar (Dial) seria reservada ao discador, que incluiria tanto chamadas tradicionais quanto as do FaceTime.

O conceito é interessante por seguir o padrão da Apple para o iMessage, que funciona dentro do app Mensagens. O iPhone poderia ter o FaceTime como serviço de ligações padrão e, quando ele não estivesse disponível, realizar uma chamada tradicional.

StandBy aprimorado

O outro conceito reflete uma ampliação generosa do modo Em Espera (StandBy), recurso do iOS 17 que permitirá ao usuário visualizar uma tela diferenciada enquanto o iPhone estiver sendo recarregado com a tela disposta na horizontal.

Publicidade

Ortolani imaginou recursos como um indicador de pontos (para que o usuário saiba qual tela o modo Em Espera está exibindo), bem como a possibilidade de exibir um dock de aplicativos deslizando para cima a partir da parte inferior da tela (como no iPadOS).

Um dos elementos desse Dock seria um botão para exibir uma lista de apps compatíveis com o modo Em Espera — tanto apps nativos quanto de terceiros. O YouTube, por exemplo, poderia exibir uma interface adaptada com uma lista de vídeos, entre outras coisas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Linha de Macs com chips “M3” poderá começar em 12GB de memória

Próx. Post

Vídeo: novidades do iOS 17 focadas em produtividade!

Posts Relacionados