Apple confirma que tem o seu próprio web crawler, o “Applebot”

Há quase exatamente um ano, um antigo rumor voltou à tona: há quem acredite que a Apple tem planos de lançar um sistema de buscas para a web concorrente do Google, do Bing, etc. E ontem ela mesmo deu uma forte pista com relação a isso.

Um novo documento de suporte da empresa confirma a existência de um web crawler1 próprio dela, chamado “Applebot”.

Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_10_1) AppleWebKit/600.2.5 (KHTML, like Gecko) Version/8.0.2 Safari/600.2.5 (Applebot/0.1)

A Apple até mostrou um exemplo de user-agent que contém o “Applebot”, informando que o robô seria utilizado (hoje, pelo menos) para a Siri e para sugestões do Spotlight. Todas as consultas dele são feitas a partir da faixa de IPs 17.0.0.0.

O documento diz, ainda, que o “Applebot” respeita normalmente regras estipuladas por arquivos robots.txt. Caso ele não encontre menções ao “Applebot”, segue o que estiver especificado para o “Googlebot”.

O “problema” disso tudo é que não faz muito sentido a existência desse “Applebot”, considerando que ambos Siri e Spotlight utilizam o sistema Bing para buscas e o Wolfram|Alpha para certas respostas. Até por isso vários recursos deles não funcionam aqui no Brasil.

Fica no ar, então, algum possível plano extra da Apple com esse web crawler. Será que valeria a pena ela mergulhar em algo dessa natureza?

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários