O melhor pedaço da Maçã.

Sistema operacional do Apple Watch ainda não protege o relógio contra roubos

Nós já falamos bastante aqui no site sobre o Bloqueio de Ativação. Lançado pela Apple junto do iOS 7, o recurso simplesmente cumpre com o que promete, diminuindo roubos de iPhones em diversas cidades.

Publicidade

Ao ativar o Buscar iPhone no iPhone, iPad ou iPod touch, o ID Apple é armazenado com segurança nos servidores de ativação da Apple e vinculado ao seu dispositivo. Daí em diante, a senha será exigida antes que alguém possa desativar o Buscar iPhone no dispositivo, apagar ou reativar e usar o dispositivo.

Se o seu aparelho for roubado e estiver com o recurso Buscar iPhone (Find My iPhone) ativado, o ladrão simplesmente não conseguirá ativar o telefone — consequentemente, ele vira um peso de papel daqueles bem caros. É o típico recurso de tirar o chapéu.

Mas por que estamos falando dele, de novo? Pois o Apple Watch, o mais novo e desejado produto da Maçã, não conta com esse tipo de proteção. Se alguém roubar o seu relógio, poderá facilmente resetar as configurações e emparelhar com outro iPhone/ID Apple. O vídeo abaixo deixa isso bem claro, veja só:

YouTube video

Publicidade

Jeff Benjamin, do iDownloadBlog, testou isso em seu próprio Watch (resetou o relógio e emparelhou com outro iPhone/ID Apple sem nenhuma dificuldade), mostrando que a Apple facilitou as coisas para ladrões — seja para o próprio canalha usar ou para revender.

Como o relógio não se conecta à internet sozinho (ele precisa do iPhone para isso), colocar um recurso “Buscar Watch” não faz muito sentido já que, quando ele foi roubado, não estará mais emparelhado com o iPhone do dono. A solução, conforme Benjamin sugeriu, seria a Apple armazenar as informações do ID Apple localmente no aparelho e pedir a senha caso a pessoa queira resetar tudo, exatamente como acontece o Bloqueio de Ativação. A diferença aqui seria que o recurso de iPads/iPhones/iPods touch precisa de internet; no Watch, isso não seria necessário.

Apple Watch protegido por código

E já que estamos falando de segurança, não custa lembrar que hoje em dia é importante colocar uma senha em todos os seus dispositivos, inclusive no Apple Watch. Assim, se você for roubado, ao menos os seus dados estarão protegidos — assim que o Watch é retirado do seu braço, o acesso é bloqueado.

Enquanto isso, vamos torcer para que a Apple implemente alguma espécie de Bloqueio de Ativação no Watch o mais rápido possível.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #130: MM Tour IV, Greenpeace, rumores sobre o próximo iPhone, álbuns via SkyBOX e mais!

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Duet Display, Cut the Rope 2, Camly Pro e mais!

Posts Relacionados