Se o título acima não faz sentido nenhum para você, convido-lhe a pegar algum dispositivo iOS que você tenha por aí e que não esteja rodando uma das versões mais recentes do sistema. Digite a palavra “jeep” em algum mensageiro instantâneo ou coisa do tipo e veja a mágica acontecer — a palavra transformar-se-á num simpático carrinho azul (caso você tenha o recurso de substituição por emojis ligado, claro).
Pois bem: do iOS 13 em diante, essa substituição não mais acontecerá — e a Jeep (a empresa, não o carro) não poderia estar mais feliz com isso.
Aparentemente, a fabricante dos famosos veículos off-road não estava satisfeita em ter sua marca associada a um carrinho inofensivo em um sistema operacional usado por centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo. De fato, o pobre emoji não parece ter o mais resistente dos maquinários, mas… bom, ele é fofo, vai.
O fenômeno, claro, é um dos efeitos colaterais de ter sua marca tão fortemente associada a uma categoria de produto. No mundo todo, inclusive aqui no Brasil, a palavra jeep (ou jipe, em bom português) virou uma designação genérica para todos os carros pensados para todos os tipos de terreno, com tração nas quatro rodas e outros diferenciais. A Jeep, naturalmente, não gosta muito dessa metonímia.
De acordo com o AdAge, a montadora não chegou a pedir formalmente à Apple que retirasse seu nome da lista de “palavras associadas a emojis” no iOS 13; ainda assim, a mudança parece ter sido tão bem-recebida na empresa que o departamento de marketing comemorou a notícia com o lançamento da nova campanha, capitaneada pela hashtag #IssoNãoÉJeep
.
Vê se pode?
via B9