Talvez você não saiba, mas o seu Mac tem uma ferramenta de diagnóstico embutida que pode lhe ajudar a detectar problemas de hardware antes mesmo de levar a máquina a uma assistência técnica autorizada.

Se o seu Mac foi lançado a partir de junho de 2013, essa ferramenta se chama Apple Diagnostics. Ela veio substituir o antigo Apple Hardware Test (AHT).

Para acessá-la, basta reiniciar o seu Mac segurando a tecla “D” (ou “Option + D”, para iniciar o sistema de diagnóstico pela internet — assim ele pode indicar artigos de suporte relevantes, por exemplo).

Antes de iniciar tudo, é importante desconectar todos os periféricos do seu Mac (ao contrário do que eu fiz no vídeo, hehe), com exceção de teclado e mouse, deixando-o conectado à energia. No caso de laptops (MacBooks [Air/Pro]), certifique-se também de que o computador esteja numa superfície plana e com ventilação adequada.

No meu caso, graças a Deus, nenhum problema foi encontrado. Mas a tela poderia indicar alguma coisa, assim:

Apple Diagnostics

O Apple Diagnostics pode indicar alguns passos iniciais para resolver o problema detectado, mas na maioria deles você provavelmente terá que levar o seu Mac a um Centro de Serviço Autorizado Apple ou a uma Apple Retail Store.

O procedimento também é útil para quando você estiver comprando um Mac usado e queira certificar-se de que não há nenhum problema com o hardware da máquina, mesmo que à primeira vista ele não seja aparente. Fica a dica. 😉

[dica do Rodrigo Martins]

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários