O melhor pedaço da Maçã.
Apresentação do HomeKit na WWDC 2014

Suposto novo app (Home) do iOS 9 controlará todos os dispositivos conectados à sua casa

Há poucos dias falamos do HomeKit, a solução de automação doméstica da Apple que foi apresentada no ano passado e que ainda não chegou ao mercado. A Apple já confirmou que os primeiros produtos compatíveis com ele chegarão ao mercado em junho, mas o 9to5Mac falou agora um pouco mais sobre os planos da empresa.

Publicidade

De acordo com eles, a Apple planeja lançar um novo app (provavelmente nativo do iOS 9) chamado “Home” (Casa), o qual servirá para controlar de forma centralizada todos esses acessórios ligados à sua residência (como fechadura inteligente, termostato, portas de garagem, Wi-Fi, etc.). Pelo app, usuários poderão descobrir e configurar tais dispositivos, criar uma representação virtual dos cômodos da casa para organizar/conectar esses acessórios facilmente, utilizar a Apple TV como o hub de conexão de todos esses aparelhos domésticos inteligentes, além de oferecer ajuda para que usuários descubram novos acessórios e aplicativos compatíveis com o HomeKit.

A parte chata é que, aparentemente, tudo ainda está em fase de desenvolvimento e pode não ser nem apresentado na WWDC por conta disso. Mais: esse app pode ser algo apenas interno, para que a Apple faça os devidos testes com os aparelhos compatíveis com o HomeKit, deixando o controle disso tudo para a própria Siri e aplicativos de terceiros — uma nova categoria que, sem dúvida, movimentaria bastante a App Store.

Particularmente, acho que a ideia de esse app vir instalado nativamente no iOS 9 faz bastante sentido. Pense no app Saúde (Health): ele está para o HealthKit assim como o “Home” estará para o HomeKit. Se a ideia da Apple é centralizar e facilitar o controle desses dispositivos domésticos conectados, não faz sentido “espalhar” isso por diversos apps de terceiros em sua loja. Assim como o Saúde, a ideia é concentrar as informações todas em um local só — com o diferencial que, neste caso, a interação é ainda maior por conta das ações/comandos para os dispositivos.

Os rumores para esta WWDC estão bem animados… que venha logo o dia 8 de junho! 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: Apple teria planos de levar a tipografia do Watch para o iOS e o OS X

Próx. Post

MacMagazine no Ar #131: MacBook Pro e iMac atualizados, reajuste de preços, novo dock, Watch OS 1.0.1, Anatel e mais!

Posts Relacionados