O melhor pedaço da Maçã.
App Atividade, do Apple Watch

Quão preciso é o medidor de passos e distância do Apple Watch?

O que motiva uma pessoa a comprar um Apple Watch? Esta é uma pergunta difícil de responder, mas sem dúvida nenhuma o monitoramento de atividades físicas do relógio é um dos grandes pilares comerciais dele. Já vimos aqui no site que o sensor de frequência cardíaca é muito preciso (apesar de estar com um bug chato no Watch OS 1.0.1). Mas e o medidor de passos/distância? Será que podemos confiar nele? Dan Graziano, da CNET, resolveu tirar isso a limpo.

Publicidade

Vale notar que passos e distância percorrida são duas métricas que se relacionam, mas totalmente independentes. Duas pessoas podem caminhar a mesma distância num mesmo período, porém com quantidade de passos diferentes — a altura de uma pessoa, por exemplo, pode influenciar muito nisso já que quanto maior a altura, maior a amplitude do passo. Sem contar, é claro, que passos “caminhados” são bem diferentes de passos “corridos”. 😛

Calibrando o Apple Watch

Ao abrir o app Exercício (Workout) pela primeira vez, o relógio pedirá para que caminhe 20 minutos ao ar livre com o seu iPhone. Além disso, é importante definir as informações data de nascimento, sexo, altura e peso no aplicativo Apple Watch (aba Meu Relógio » Saúde), já que são informações importantes e que devem ser levadas em consideração.

Dados da sua saúde no Apple Watch

Mas por que a andada de 20 minutos com o seu iPhone é importante? Por um fator simples: esses 20 minutos definirão uma distância e a quantidade de passos que você deu para atingi-la. Utilizando o GPS do iPhone, essa distância é traçada com muita precisão. Assim, o Watch saberá exatamente a sua média de passos para atingir aquela determinada distância, facilitando a vida quando você for andar ou correr sem o iPhone por perto.

Publicidade

Graziano pegou o Watch e outros relógios/pulseiras inteligentes do mercado e caminhou, em uma esteira, 1 milha (1,6 quilômetro) a uma velocidade de 3,5 milhas por hora (5,6 quilômetros por hora), totalizando cerca de 17 minutos de caminhada. Isso utilizando um dispositivo por vez, repetindo o teste três vezes. Ele deixou alguns aparelhos conhecidos (como o UP MOVE, os diversos modelos das pulseiras UP e alguns outros relógios Android) fora dos testes pois eles simplesmente não mostram a informação em tempo real, dificultando a medição exata da distância percorrida durante o teste.

Publicidade

O resultado você confere abaixo:

Tabela comparativa - Passos e distância

O Apple Watch calibrado foi o que obteve o melhor desempenho, com uma margem de erro de apenas 0,3%. Vale notar que, não-calibrado, o relógio foi um dos piores (10% de variação). Para Graziano, o Moto 360 foi o mais inconsistente de todos os aparelhos, já que apresentou números de passos bem altos nos três testes (dando uma média de 2.190, a maior entre todos os relógios/pulseiras — sem contar a distância final, que também variou muito e acabou sendo a menor).

É claro que para o dia-a-dia de uma pessoa esse teste pode não representar nada, afinal esses dispositivos podem confundir atividades como lavar louça ou levantar peso como passos, já que eles geralmente medem o balanço do braço1Pelo sensor acelerômetro. para calcular tudo. Ou seja, um dispositivo pode ser ótimo no monitoramento de uma atividade, mas pode também contabilizar coisas que não são exercícios como sendo e atrapalhar todo o seu monitoramento.

Ainda assim, é interessante ver que a Apple acertou bem (quando o Watch está calibrado) já na primeira geração do seu relógio.

Notas de rodapé

  • 1
    Pelo sensor acelerômetro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Esta película para iPhone tem um botão “voltar” invisível

Próx. Post

Updates recentes na App Store: Skype Qik, Instacast 5, Chromecast, Telegram e mais!

Posts Relacionados