O melhor pedaço da Maçã.

Force Touch, teclado, iMessage e Game Center: surgem mais rumores sobre o iOS 9

Já falamos bastante aqui do iOS 9 e dos rumores que cercam a próxima versão do sistema operacional móvel da Apple. Hoje, o 9to5Mac (que tem ótimas fontes dentro da Maçã) trouxe mais alguns detalhes.

Publicidade

Force Touch no Apple Watch

De acordo com eles, o Force Touch será mesmo uma das grandes novidades do “iPhone 6s”. Para isso, o iOS 9 será totalmente adaptado ao recurso, muito provavelmente replicando o comportamento do Force Touch que temos no trackpad dos novos MacBooks na tela do iPhone. Ou seja, será possível avançar um vídeo mais rapidamente, marcar lugares nos mapas, criar um evento no calendário simplesmente pressionando a tela com um pouco mais de força.

A grande diferença do Force Touch do iPhone para o do Apple Watch é que ele não será imprescindível para a realização de tarefas. Um exemplo disso pode ser o aplicativo Mapas. Enquanto no relógio você necessariamente precisa pressionar a tela com mais força para buscar um endereço (ou seja, sem o Force Touch você não tem acesso a essa determinada função no app), no iPhone ele será utilizado mais como um “atalho”, uma maneira mais simples de realizar funções que ainda serão possíveis de alguma outra maneira.

Publicidade

Tudo indica, também, que os iPads ganharão essa tela sensível não apenas ao toque, mas a pressão. Todavia, como o recurso depende de um novo hardware (de iPhones e de iPads) para funcionar, provavelmente não veremos nada relacionado a isso sendo comentado na WWDC, quando a empresa demonstrará o iOS 9 pela primeira vez.

Teclado do iOS 8

A Apple também está planejando fazer algumas mudanças no teclado do iOS 9. Uma delas envolve uma nova solução para o problema da tecla Shift, que até hoje é difícil saber se está ou não ativada. Além disso, a empresa está testando diversos novos designs para seu teclado (por exemplo, um mais longo que inclui controles de edição adicionais no modo retrato, e melhorias na experiência com o recurso QuickType em todo o sistema).

Publicidade

O app Mensagens (Messages) também deve receber melhorias, mas não na interface em si, e sim na infraestrutura do serviço iMessage. A ideia é oferecer recibos de leitura em conversas de grupo, além de poder ativar/desativar esses recibos em conversas específicas — possibilitando por exemplo deixar o recurso ativado para familiares e amigos mais próximos, e desativado para o resto.

Game Center no iOS 8

Já o aplicativo Game Center poderá desaparecer no iOS 9 já que não está presente em algumas compilações do sistema testadas internamente.

Para completar, tudo indica que o Canadá receberá em breve o recurso Apple Pay, tornando-se o primeiro país depois dos EUA a contar com o serviço de pagamento. A China também tem tudo para receber o sistema em um futuro não muito distante, e vale lembrar também que as negociações para trazer o Apple Pay ao Brasil já começaram — alguns dos maiores bancos nacionais estão conversando com a Apple sobre o assunto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Magnet, Stationery Set, Traps n’ Gemstones e mais!

Próx. Post

OS X Yosemite 10.10.4 chega à sua quarta versão beta [atualizado]

Posts Relacionados