Novo bug no sistema Unicode do iOS faz o iPhone travar ao receber uma determinada mensagem [atualizado 2x]

Em agosto de 2013, usuários do iOS 6 e do OS X 10.8 sofreram com um bug que fazia aplicativos fecharem quando uma determinada sequência de caracteres árabes era mostrada devido a um bug no WebKit.

Pois algo similar foi descoberto agora.

Bug de caracteres no iOS
Screenshot: MacRumors.

O sistema de caracteres Unicode do iOS — que fica dentro da API do CoreText — também trava quando recebe a mensagem acima (seja via SMS ou iMessage), descoberta por usuários do Reddit. Ele afeta a versão atual (8.3) e possivelmente várias anteriores também.

O curioso é que o bug parece afetar apenas a Central de Notificações, seja na tela bloqueada ou no sistema de notificações de mensagens por banner no topo da tela (quando você já está usando o aparelho). Quando ocorre com a tela bloqueada, você precisa receber novas mensagens “normais” até que a problemática saia de vista para conseguir voltar a usar o aparelho.

Como o iOS 8.4 já está em fase de testes avançada, é bem possível que a Apple aproveite para fazer a correção do bug no pacote desse update.

[via AppleInsider]

Atualização · 27/05/2015 às 13:35

Um representante da Apple afirmou ao iMore que a empresa já está ciente do bug e que o corrigirá numa futura atualização de software do iOS.

Atualização II, por Eduardo Marques · 10/06/2015 às 16:25

Conforme informou o HDblog.it [Google Tradutor], o iOS 8.4 beta 4 (liberado pela Apple nesta semana) já traz uma correção para o problema. A versão final do sistema operacional corrigida será disponibilizada para o grande público no dia 30/6.

Vale notar que o bug não afeta apenas o app Mensagens no iOS, mas também no Mac e no Apple Watch — além de também travar aplicativos de terceiros como Snapchat, Twitter e WhatsApp já que o problema está ligado à maneira como os banners das notificações processam o Unicode.

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários

78 comments

  1. Acho que pelo menos umas 3 vezes nos últimos anos já foram registrados estes tipos de falhas que travam o sistema.

    Não consigo entender com um simples código unicode pode TRAVAR um aplicativo ou pior ainda, o sistema inteiro. Desde os bons e velhos códigos ASCII até o completo UNICODE…. como conseguem deixar tudo tão vulnerável a caracteres ?????????

  2. Tambem testei no meu e não funcionou! Acho que só funciona com sistema em outras linguagens! Tipo, se fosse no Brasil uma mensagem “Mano, cade meus 50 conto?” o iPhone ia até desativar o número, hahahah.

  3. imagina cara, ninguem gosta dessas brincadeiras de mal gosto.

    mas o texto é esse aqui, caso interessar:

    effective.
    Power
    لُلُصّبُلُلصّبُررً ॣ ॣh ॣ ॣ

  4. Eu realmente queria entender também hahaha
    Talvez seja na tentativa e erro. Pessoas que não tem vida… vai saber.

  5. O processo de notificação travar o aparelho por causa da dificuldade de ler um unicode é surreal.

    Mas como tudo, se fosse em outro sistema ninguém noticiava, mas na maça, vira uma notícia de capa. Os complexados de inferioridade vem aqui minimizar suas frustrações 😀

    O meu não travou, não é tão grave, eu estou imune 🙂

  6. Mas como tudo, se fosse em outro sistema ninguém noticiava, mas na maça, vira uma notícia de capa.

    Não interessa se é da Maçã ou não… interessa que com uma porcaria de conjunto de caracteres do “tempo do EPA!”, VOCÊ TRAVA um “smartphone” de 3.000 reais!

    E pior ainda:
    – o erro é antigo
    – e… das duas, uma: ou deixaram a correção para lá ou pior… não arrumaram direito!

  7. Eu recebi ontem por Whatsapp uma foto de um fina faixa vertical com o espectro de cores. Ao dar zoom máximo em qualquer cor, o celular reinicia e volta a funcionar normalmente. Alguém já teve isso?

  8. Quem diria que o Android 5 estaria superior ao iOS 8!!!É uma vergonha uma empresa como a Apple até agora não ter corrigido essa versão do iOS, isso pq fornece o msm para apenas uns 6 modelos.

  9. A mensagem travou o app Mensagens nos dois celulares que eu usei. O que eu mandei a mensagem e o que recebeu a mensagem. O app não abre mais, mas o resto de celular está normal. Jé reiniciei o aparelho e nada.. sinistro…

  10. Android 5 superior? Tenho um celular novo (high-end) com Android 5.3.5 cheio de bugs e que com o tempo, como qualquer outro Android vai ficando LENTO!

    Não tenho nada a reclamar do iOS: executa meus apps fluidamente e ao instante, sem lags! Principalmente quando falamos de apps de câmera / e jogos mais pesados!

  11. Recebi a mesma coisa, eu testei e qualquer image muito fina e muito alta acaba com o mesmo resultado, pode ser uma imagem toda branca ou colorida que dá no mesmo

  12. É verdade Alex => 5.1.1, foi mal! escrevi rápido, estava no trânsito e não havia realmente checado. Na verdade não curto o Android e o telefone fica com minha esposa! Cheguei em casa e tirei as dúvidas… Não sei de onde tirei o 5.3.5!

  13. Heheh acontece.
    Olha, eu gosto muito do Android. Tenho os dois. E sinceramente, não vejo grandes vantagens e desvantagens em nenhum deles. Os dois atendem, cada um na sua maneira. Abs.

  14. Serio pq eu tenho um nexus e estou na 5.1.1…. Quer defender a marca blz mas para de mentir principalmente falando uma bosta dessas

  15. Na verdade não sei de onde tirei a tal versão 5.3.5! Talvez tenha lido algo em algum lugar e confundido. Alias, já que um sistema é tão bom e ao mesmo tempo uma verdadeira bosta para ser atualizado, acabei confundindo qual a versão que estava!

    Chega a ser motivo de piada, ter que instalar um bootloader de terceiros e carregar um backup zipado no cartão de memória e ter que atualizar! Por isso o Android é uma grande Merda.

    E complementando… na minha opinião, apesar de ter usado ambas as plataformas, prefiro o iOS. Mais simplicidade, leveza e desempenho e sem frescuras para atualização!

  16. pois é… gosto dos dois também. Tenho certo medo nas atualizações que tenho que fazer na mão do Android, MAS é um excelente sistema operacional. Mas por usar bastante a camera do iPhone 6+ para filmagem, preferi ficar com ele e dar o meu antigo Android para minha esposa!

  17. Enquanto isso, os usuários podem proteger-se contra o texto incômodo, alterando a configuração do sistema de notificações, indo em: Notificações> Mensagens> Mostrar Previews, e desligar essa opção.

    Essa mudança irá impedir ataques que estão circulando on-line, mas não vai impedir que se encontre novas formas de travar os iDevices das pessoas. De acordo com o Reddit, mensagens enviadas através WhatsApp também podem desencadear o travamento. E, dependendo da forma como aplicativos individuais analisar glifos Unicode, outros programas podem fazer a mesma coisa.

  18. O bug afeta versões anteriores do iOS?
    Se sim: a Apple atualizará estas versões ou os usuários que se danem?

  19. Anderson Pereira, como vc ja corrigiu, não existe versão 5.3.5 do Android e sim a 5.1.1, liberada para a linha Nexus!!! O iOS 8 foi o pior sistema em 2014, isso dito por vários sites especializados dos EUA e Europa, nem precisa ser esperto pra ver qntas atualizações tivemos até agora comparadas ao Android que teve mto menos. Tenho um 5S e um Moto X 2014 e posso te dizer que este ultimo é mto melhor que o 5S e digo até que o iPhone 6, só perdia na câmera, mas depois da atualização da câmera da Motorola e do Android 5.1, meu Moto X 2014 esta super fluído, rápido e estavél. Sem mencionar os comando de voz que dão um show a parte. O Android pegou má fama devido a Samsung que emporcalha o sistema, mas se pegarem um Motorola ou Nexus, cara, vc larga a Apple. A liberdade do sistema é inegavel, fora que não precisamos pagar um absurdo em um aparelho e ainda ter que sustentar a Apple com seus apps, músicas, etc., quase tdo pago. Pode baixar vários apps na Google Play, Amazon, etc…tdo de forma gratuita. Músicas, nunca paguei pra instalar no meu Moto X, só ligar no note e jogar na pasta. A qualidade dos produtos e serviços da Apple são inegáveis, mas o custo benefício e a liberdade do usuário do sistema não existem na Apple.

  20. Como ja disse antes, compra um High End da Motorola ou um Nexus e vc vai ver o que é Android de verdade. Já com relação a câmera que comentou, concordo contigo, o app de câmera da Apple é melhor que o da Motorola e outras empresas, mas não tdas!!! As empresas prometem inovações substanciais até ano que vêm. Acredito que as melhores câmeras atualmente e na sequência são:
    1° LG G4
    2°Galaxy S6 e Edge
    3° iPhone 6 e Plus
    O 1° e 2° praticamente empatados, por isso digo que até o ano que vem, tdos estarão no msm patamar com relação a câmera, tanto a Apple como as demais rodando Android, afinal, a maioria usa basicamente o msm Hardware da Sony, só resta melhorar o software.

  21. Minha experiência com o Android começou no Moto G 2º geração com dual chip e TV, após ter vendido um iPhone 4 para comprar-lo. Adorei a tela GIGANTE do aparelho e sem zoeira, foi o melhor telefone com Android que tive!

    Depois fiz update para um Moto Maxx (com o nylon que desfiava, rsrsrs…) uma verdadeira droga, pois aquilo incomodava e ainda passava um aspecto feio. Depois vi que era um problema mesmo do celular e que todos reclamavam.

    Por fim comprei um HTC One M9. 32GB de RAM, octa-core, com 3GB de RAM. Apesar do processador “sinistro”, o telefone vai ficando lento conforme o uso, como todo Android! Sem contar com a câmera que nem chega aos pés do meu iPhone 6+ e ainda demora ≠5 segundos para abrir e funcionar!

    Quanto toco no assunto atualização do SO, aí é só frustração. Tem que ser feito com muito cuidado, com tutoriais toscos, restaurando backups de terceiros que vazam, pois as empresas mesmos “murrinham” para disponibilizar o update ao seu público! Uma verdadeira falta de bom senso e respeito com o cliente que deveria ter pelo menos o direito de ter o seu SO atualizado por (2-3 anos)!

    Se o telefone da problema, esqueça! Assistência técnica é sempre problemático. É melhor comprar outro. Por exemplo, tenho um cliente que comprou na semana passada um Galaxy S6. O telefone se auto-reinicia. Parece um ferro elétrico de tão quente que fica! É um telefone muito rápido, desde que se desligue TODOS os recursos. A Samsung até agora não deu parecer técnico para ele, e o mesmo está usando um LG G2, que era seu antigo celular!

    Resumo: como havia comprado meu novo MacBook Pro Retina, investi um dinheiro a mais e comprei o iPhone6+ e dei o Android para minha esposa! Foi uma plataforma que curti, mas infelizmente é “meio bagunçado”. O Material design é bonito, o sistema melhorou bastante, mas na questão usabilidade, passo! Essa fragmentação estraga toda a experiência!

  22. Realmente a fragmentação é um problema na plataforma Android, mas acredito que o custo benefício compensa tudo isso. O Moto Maxx é um puta aparelho, mas realmente desfia o nylon da traseira, por isso saiu uma versão nos EUA e pela Verizon com a traseira de metal ou imitando este material, justamente para sanar este problema. Minha mãe tem um Galaxy Grand 2 duos, aparelho roda legal, mas a câmera é uma porcaria, ja deu problemas e a TouchWiz da Samsung estraga o Android de vez. Dei a meus filhos um Moto E para cada um, aparelho simples, mas mto bom, roda legal até jogos e não trava. Sobre a atualizações, no Android eu faço o backup e reseto o aparelho, instalo a nova versão e depois baixo tdo o resto, assim evito problemas, basicamente o mesma coisa que no iOS. Tdo sistema é assim, mas mta gente não faz desta forma e acaba tendo problemas depois.

  23. Tenho um celular novo (high-end) com Android 5.3.5 cheio de bugs e que
    com o tempo, como qualquer outro Android vai ficando LENTO!

    e

    Na verdade não sei de onde tirei a tal versão 5.3.5! Talvez tenha lido algo em algum lugar e confundido.

    Você possui um “celular novo e high end” com Android e não sabe nem a versão correta do sistema operacional do mesmo?
    Sério?

    Que coisa estranha…

  24. O problema da câmera do m9 é basicamente software…
    Particularmente eu preferia a Dual câmera Ultrapixel do m8, as fotos eram muito mais nítidas, bem iluminadas e a câmera era muito, muito rápida.
    Desde que eles lançaram o m9 (e fizeram o retrocesso de adotar a câmera comum, com sensor que prioriza a quantidade de pixels, não o tamanho do pixel) o app da câmera ficou pior a cada atualização…
    Mesmo no m8 que utiliza a câmera dual com tecnologia ultrapixel, o app foi atualizado para a versão nova, (que eles chamam de eye) com a pesada correção via software que atrasa a execução do app absurdamente…
    Mas já saiu uma noticia onde a HTC fala sobre uma atualização que melhora a qualidade das fotos no m9 através da melhor utilização do sensor (dispensando as correções automáticas via software e de quebra acelerando a execução do app novamente)

  25. Kd a gostosa da tua mulher? Pq ao invés de você ficar perdendo tempo querendo aparecer, mostrando que entende de algo que você não entende, você não está comendo ela?

  26. Vc é demente demais, fica lendo porcaria na internet e colando aqui…
    Sabe nada de nada..
    Vc tem cara de chato, imaginando como seu vizinho aguenta olhar pra tua cara de chato todo dia. Tua mulher deve ser uma guerreira ou te trai todos os dia…
    xau chato

  27. calma lá… esse procedimento é para custom rom meu caro.. rom de fabricante vem via OTA… bom como esperado, noob com noobices.

  28. com certeza, se esperar a fabricante liberar o update, óóóó… o Android já vai estar na versão 7. Até hoje, meu amigo que comprou meu Moto G (que foi meu primeiro que não me atrevi a atualizar) está com a versão 4.4. alguma coisa.

  29. Quando se trata de correção de bug todas as versões de iOS suportadas recebem updates para corrigir. E pelo que sei a Apple ainda suporta todas as versões do iOS, logo não se preocupe.

Deixe uma resposta