O melhor pedaço da Maçã.

Tim Cook fala sobre privacidade e criptografia de dados durante o evento “Champions of Freedom”, do EPIC

Tim Cook no evento Champions of Freedom da EPIC

Tim Cook participou nesta semana, remotamente (por não poder estar em Washington), do evento “Champions of Freedom” promovido pelo Electronic Privacy Information Center (EPIC). O CEO da Apple realizou um belo discurso focado em privacidade e criptografia de dados, segundo noticiou o TechCrunch.

Publicidade

De forma bastante sincera, Cook afirmou que ele e a Apple como um todo “rejeitam a ideia de que os nossos clientes devem fazer comprometimentos entre privacidade e segurança”. O executivo acredita que empresas devem equilibrar esses aspectos e que todos têm direito fundamental a privacidade.

Cook não poupou (in)diretas a concorrentes como Google, Facebook e Twitter, as quais dependem da coleta de informações de usuários para rentabilizar os seus negócios. “Nós achamos que isso é errado. Não é o tipo de empresa que a Apple quer ser.”

Aproveitando o calor do lançamento do novo Google Photos, Cook reiterou que a Apple busca dar total controle das informações aos usuários e que, embora serviços gratuitos possam parecer atraentes à primeira vista, consumidores um dia perceberão que não vale a pena compartilhar dados pessoais como email, histórico de busca e até fotos familiares em troca disso.

Publicidade

Falando sobre criptografia, Cook também disse que discorda completamente de empresas que deixam backdoors para que agências governamentais tenham acesso a dados de consumidores. Ainda em 2013, o governo americano afirmou ser “impossível” quebrar a criptografia do iMessage. Em fevereiro deste ano, o próprio Cook participou da cúpula de segurança cibernética da Casa Branca a qual tratou, entre outros assuntos, justamente sobre criptografia de dados. O executivo tratou disso, ainda, numa recente entrevista concedida a Charlie Rose.

O EPIC é um centro de pesquisa sem fins lucrativos que trata justamente de privacidade, liberdade de expressão, valores democráticos, etc.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Volkswagen lança Fox 2016 no Brasil, equipado com o CarPlay da Apple

Próx. Post

Novo pendrive de 128GB da SanDisk basicamente ocupa o espaço da porta USB

Posts Relacionados