Amigo de Jony Ive, designer Marc Newson fala um pouco sobre o seu trabalho na Apple em entrevista

Designers Marc Newson e Jony Ive

Amigo de Jony Ive há duas décadas, o designer Marc Newson entrou para a Apple em setembro do ano passado mas foi só agora que concedeu a sua primeira entrevista falando um pouco do novo trabalho.

Newson tem 51 anos de idade e nasceu em Sydney, na Austrália, mas se mudou para Londres há cerca de 20 anos. Antes mesmo de entrar na Apple, Newson já trabalhava com Ive em alguns projetos especiais como um leilão da Sotheby’s que, em 2013, arrecadou US$13 milhões.

O designer disse não ter um cargo específico na Apple, mas que “trabalha em projetos especiais”. O emprego ocupa cerca de 60% do seu tempo atualmente e ele diz não pretender largá-lo tão cedo. Newson não chegou a trabalhar de fato com Steve Jobs, mas teve a oportunidade de conhecê-lo.

Separamos alguns destaques da entrevista ao London Evening Standard a seguir.

Sobre o aspecto luxuoso do Apple Watch Edition

Fabricantes tradicionais de relógios de luxo na Suíça criticaram a peça da Apple como comum e barata demais para ser luxuosa. Quando ele foi lançado, a chefe da Tag Heuer Stéphane Linder comentou: “Luxo é ser único e raro. A US$350, ele parece mais [destinado ao] mercado de massa.” Newson retruca: “Há muitas bolsas da Louis Vuitton por aí. Em um certo momento cada 1,5 mulher japonesa tinha uma bolsa Louis Vuitton. Mas elas ainda são objetos de luxo. Trata-se da qualidade e da integridade do produto.”

E quanto à sugestão de que um objeto que você troca de ano em ano ou a cada dois porque está ultrapassado não pode ser um produto premium, já que joias duram para sempre? Longo silêncio. “Eu vejo isso como evolução, progresso”, diz Newson. “E estamos fazendo coisas fantásticas. Em uma das versões do relógio, a caixa age como um dispositivo de recarga que você pode usar para outros modelos. Então ela se torna um objeto útil e não apenas algo que ficará guardado no armário para o resto da eternidade.”

Concorrentes

Observo que ele [Newson] não está usando o seu Apple Watch. Será que ele prefere algum dos seus muitos relógios analógicos? “Eu tenho alguns relógios mecânicos clássicos. Não vejo como ele e o Apple Watch canibalizam um ao outro, ou concorrem entre si.”

Sobre carros

Ambos ele [Newson] e Ive são fanáticos por carros. Cada um possui toneladas de Aston Martins, Lamborghinis e Bentleys. Newson já desenhou um conceito de carro para a Ford. Fabricantes de carros estão correndo para tornar seus modelos tão avançados de forma a criar uma resposta automotiva ao iPhone. A BMW até mesmo usa o prefixo “i” para designar a sua divisão hi-tech, responsável por carros elétricos. Por que não sair na frente de todos com um iCar? Newson não faz muito caso para derrubar as especulações: “Há certamente uma vasta oportunidade nessa área para ser mais inteligente.”

Para mais, confira a entrevista completa aqui [em inglês].

[via Cult of Mac]

Posts relacionados

Comentários