O melhor pedaço da Maçã.

WWDC 2015: Apple anuncia Swift 2, abrindo o código da sua linguagem de programação

A Swift foi anunciada no ano passando e está em produção há menos de nove meses. Porém, a Apple trouxe hoje ao palco da WWDC 2015 uma nova edição da linguagem, desta vez com uma grande mudança: ela também terá seu código totalmente aberto (open source).

Publicidade

Swift 2

Com isso, a Apple passa a ter dois grandes projetos emergentes compartilhados com sua comunidade de desenvolvedores: o ResearchKit, seu pacote de desenvolvimento de apps para pesquisa médica, foi aberto há apenas dois meses. Só que para um projeto emergente, a Swift já definiu o seu próprio espaço na comunidade: em menos de um ano, 15 mil aplicativos surgiram na App Store baseados na sua tecnologia.

Além de ser uma excelente linguagem de programação para OS X e iOS, a Swift também se encaminha para ser o carro-chefe de todo o desenvolvimento futuro da Apple, abraçando livremente o velho e o novo, ao mesmo tempo. Na versão 2, além de permitir mais funcionalidades compartilhadas com a atual Objective-C, a linguagem fornece suporte a Markdown para comentários de código, modelos de controle de erros, novas instruções e melhorias no desempenho para debugging.

Swift 2

Nas ferramentas de desempenho, a Apple também está adicionando um recurso bastante pedido por desenvolvedores que será extremamente benéfico para usuários. Anteriormente, os pacotes de aplicativos eram distribuídos com a íntegra de recursos adicionados para diversos modelos de dispositivos, incluindo coisas que suportam aparelhos mais antigos ou mais novos que nem sempre são necessários. Através do novo recurso App Thining, o empacotamento e distribuição de aplicativos será feito de uma forma que a Apple pode quebrar automaticamente em downloads eficientes para diferentes usuários, sem muita complexidade necessária para tal.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC 2015: iOS 9 será focado em melhorias gerais, segurança e “inteligência”

Próx. Post

WWDC 2015: watchOS 2 é apresentado e será liberado para todos em breve

Posts Relacionados