OS X 10.11 El Capitan e iOS 9 funcionarão em todos os Macs e iGadgets com OS X 10.10 Yosemite e iOS 8

Hoje vimos muitas novidades na abertura da WWDC 2015 — provavelmente a mais cheia de conteúdo em 26 anos: por um instante, eu vi Craig Federighi literalmente correndo para falar tudo!

iOS 9 e OS X 10.11

Mas para nós, usuários, ficou uma pergunta importante no ar: de todas as novidades anunciadas no OS X 10.11 El Capitan e no iOS 9, a quais teremos acesso em nossos dispositivos?

A boa notícia é que a Apple mandou bem logo de início ao não aumentar os requisitos de hardware dos seus novos sistemas. Tanto El Capitan quanto iOS 9 funcionarão nos mesmos Macs e iGadgets que seus respectivos antecessores. Isto é ótimo, visto que ambos prometem diversas otimizações — por exemplo, a funcionalidade de App Thinning, criada para ajudar a reduzir o consumo de armazenamento dos aplicativos no iOS, será excelente para aparelhos com 8GB ou 16GB de capacidade.

Para o El Capitan, a Apple promete suporte aos seguintes Macs:

  • iMac (meados de 2007 ou posterior);
  • MacBook Air (final de 2008 ou posterior);
  • MacBook (Aluminum do final de 2008, início de 2009 ou posterior);
  • Mac mini (início de 2009 ou posterior);
  • MacBook Pro (meados/final de 2007 ou posterior);
  • Mac Pro (início de 2008 ou posterior);
  • Xserve (início de 2009).

Já para o iOS 9, todos os iGadgets lançados a partir de 2011 serão suportados, incluindo iPhones 4s e iPads 2! É isso mesmo, um sistema operacional lançado em 2015 rodará em dispositivos de quatro anos atrás.

iOS 9 - Disponibilidade

Obviamente, nem todos os recursos funcionarão em todos os dispositivos. No OS X, os requisitos para AirDrop e Handoff continuam os mesmos, o que significa que eles estarão limitados a alguns modelos de Macs por padrão. No iOS 9, além das limitações de suporte ao AirDrop, a Apple oferecerá o recurso de multitarefa lado-a-lado apenas no iPad Air 2. Slide Over e Picture-in-Picture, também inclusos nele, felizmente serão compatíveis ainda com o iPads mini 2 e 3, e com o iPad Air de primeira geração.

Claro, alguns desses detalhes ainda podem mudar até ambos os sistemas operacionais forem lançados oficialmente para o grande público. Ficaremos ligados!

Posts relacionados

Comentários