O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores poderão deixar de suportar iGadgets antigos (com processadores de 32 bits) no iOS 9

A7, primeiro chip 64 bits da Apple

Quanto mais tempo desenvolvedores têm para investigar a primeira versão beta do iOS 9 e as documentações atreladas ao novo sistema, mais novidades vão surgindo. Umas delas será a possibilidade de não oferecer apps para usuários que possuem iPads, iPhones e iPods touch — de certa forma — ultrapassados.

Publicidade

Hoje, o máximo de limitação que acontece é um usuário navegar pela App Store, tentar baixar um app e descobrir que o aplicativo em questão exige minimamente uma versão do iOS a qual ele não tem como instalar. Pois no iOS 9 a Apple pretende dar mais poderes aos desenvolvedores nesse sentido, fazendo com que usuários nem mesmo enxerguem apps disponíveis na loja caso seus aparelhos não sejam compatíveis.

Vamos a um exemplo prático: desenvolvedores poderão optar por tornar seus apps compatíveis exclusivamente com processadores de 64 bits. Isso quer dizer que apenas iPhones 5s/iPads Air — ou mais recentes — serão compatíveis com tal aplicativo. Dessa forma, quem tem um iPhone 5c, ao navegar pela loja, nem mesmo enxergará a opção de comprar/baixar o app.

Isso é bom e ruim: a parte boa é que o usuário não tem a decepção ao ver o app, querer adquiri-lo e não conseguir; a chata é que muitos apps simplesmente sumirão do radar desses usuários, o que poderá dar um ar de loja “incompleta”. Sem falar que eles poderiam até mesmo querer fazer um upgrade de aparelho apenas para rodar determinado aplicativo/jogo que vissem na loja.

Publicidade

Vale notar que essa decisão está nas mãos de desenvolvedores. Apps/jogos podem ser criados suportando ambas as plataformas (32 e 64 bits). O problema, aqui, é que os novos processadores são muito mais poderosos do que os antigos, principalmente no que se refere ao desempenho de GPU (graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico). Em alguns casos — dependendo do nível de processamento que um app exige — a experiência em um aparelho com processador de 32 bits acaba deixando muito a desejar. Nesse caso, essa nova opção que a Apple está oferecendo cai como uma luva para desenvolvedores.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Em entrevista, chefão de marketing da Apple fala sobre iPhones de 16GB, bateria, novo MacBook e mais! [atualizado: vídeo]

Próx. Post

Novo web app Notas (beta) chega ao iCloud.com para quem está testando o OS X 10.11 e o iOS 9

Posts Relacionados