O melhor pedaço da Maçã.

Apple permitirá que desenvolvedores criem bloqueadores de publicidade para o Safari no iOS 9

Há bastante tempo, o Safari para OS X permite a utilização de extensões bloqueadoras de publicidade1Algo que, vale ressaltar, é bastante prejudicial a sites como o MacMagazine, que oferecem conteúdo gratuito e se apoiam em publicidade para garantir a sustentabilidade do negócio.. No iOS, porém, isso nunca foi possível. Até agora.

Publicidade

Content Blocking Safari Extensions

Quando iOS 9 for lançado, apps poderão utilizar extensões bloqueadoras de conteúdo (Content Blocking Safari Extensions) as quais permitem que alguns tipos de conteúdos não sejam carregados no navegador móvel. Ou seja, a Apple deixou o terreno preparado para que desenvolvedores criem bloqueadores de publicidade e os disponibilizem na App Store.

Difícil dizer se a Apple esquematizou essa arquitetura para viabilizar esse tipo de criação ou se estava com outra coisa em mente quando possibilitou isso no iOS 9 — bem ou mal, ainda que não rode em navegadores, a empresa também tem uma rede de publicidade (iAd) e sabe que em muitos casos é esse tipo de recurso que paga as contas de alguns projetos.

Publicidade

Paralelamente, a Maçã pretende inserir seus anúncios no novo aplicativo de notícias (News) que virá instalado nativamente no iOS 9 — ele, é claro, não será afetado por esses possíveis bloqueadores; para completar, fazendo isso a empresa não deixa dar uma cutucada no Google (a principal fonte de receita da gigante de buscas é justamente publicidade).

Independentemente disso, ao menos levando em conta o histórico de aprovações da App Store, esse processo deverá ser bastante rigoroso com esse tipo de conteúdo a fim de evitar abusos. Vamos torcer para que a empresa compartilhe mais detalhes sobre o funcionamento do novo recurso.

[via 9to5Mac]

Notas de rodapé

  • 1
    Algo que, vale ressaltar, é bastante prejudicial a sites como o MacMagazine, que oferecem conteúdo gratuito e se apoiam em publicidade para garantir a sustentabilidade do negócio.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cofundador da Research In Motion admite em entrevista: iPhone foi o que afundou a BlackBerry

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Snapheal, Cubic!, Sentinel 4: Dark Star e mais!

Posts Relacionados