Cofundador da Research In Motion admite em entrevista: iPhone foi o que afundou a BlackBerry

Três anos depois de deixar a empresa que cofundou, Jim Balsillie — até 2012 co-CEO da Research In Motion (RIM) — falou nesta semana um pouco sobre a afundada da BlackBerry e admitiu que o iPhone foi o principal culpado disso.

iPhone 3G e BlackBerry Storm
iPhone 3G e BlackBerry Storm

Segundo ele, após o lançamento do primeiro iPhone em 2007 a BlackBerry correu o máximo que pôde para lançar o Storm e o que se sucedeu foi “uma taxa de devolução de 100 porcento”. O produto era problemático em quase todos os sentidos, a começar pela sua própria touchscreen.

Com o Storm, tentamos fazer demais. Ele tinha uma tela sensível ao toque, uma tela clicável, novos aplicativos e tudo isso feito num espaço de tempo muito curto, o que nos prejudicou. Foi aí que soubemos que não conseguiríamos competir em hardwares topo-de-linha.

Outra relutância que prejudicou a empresa, conta Balsillie, foi a não-abertura do BBM para outras plataformas. Isso só veio a acontecer tempos depois que ele deixou a BlackBerry, mas evidentemente já era tarde demais.

Em 2009, a BlackBerry era a empresa mais valiosa do Canadá com um valor estimado em US$140 bilhões. Hoje, ela mal passa dos US$5 bilhões.

[via Fortune]

Posts relacionados

Comentários