A batalha iOS vs. Android está ficando cada vez mais forte, também, no mercado automotivo. O Apple CarPlay e o Android Auto são recursos dos dois sistemas operacionais móveis mais famosos do mundo que atualmente já são compatíveis com diversos automóveis, tornando mais fácil a vida de motoristas que precisam interagir com seus aparelhos seja para ver um mapa, enviar uma mensagem, ouvir músicas, etc.

Publicidade

Utilizando um Volkswagen Jetta equipado com um sistema multimídia da Pioneer compatível com o CarPlay e o Android Auto, Jake Fisher (diretor de testes automotivos) e Glenn Derene (diretor de desenvolvimento de conteúdo) — ambos da Consumer Reports — resolveram testar as duas soluções.

O veredito? O lado positivo de sistemas como esses é que eles nada mais são do que espelhos do smartphone, então os pontos de interesse e informações relacionadas aos mapas são muito mais atualizados e confiáveis que os de um GPS convencional — ainda assim, falando do CarPlay, a Apple obviamente oferece apenas os seus mapas como opção, o que é ruim para pessoas que preferem outros serviços (como o Waze, por exemplo).

Tanto o CarPlay quanto o Android Auto são totalmente integrados ao ecossistema do usuário em si (contatos, músicas, etc.), fazendo com que eles sejam uma opção muito superior aos “antigos” sistemas multimídia de carros. Suas interfaces também facilitam muito a vida das pessoas, já que tudo é basicamente uma representação do iOS/Android que conhecemos.

Publicidade

As duas soluções ainda estão em fase bem inicial e melhorarão bastante no futuro. Para a Consumer Reports, o fator distração é bem preocupante, mas eles concordam que ambos são melhores do que você simplesmente segurar o seu telefone na mão enquanto dirige.

É claro que podemos usar um acessório para prender o iPhone/Android no painel do carro e utilizar muitos desses recursos. Contudo, ao fazer isso, perdemos a tela grande do sistema automotivo e as integrações com o veículo em si (como por exemplo ativar a Siri apertando um botão do volante). Para eles, sem dúvida o CarPlay e o Android Auto são soluções melhores do que colocar o telefone no painel, porém dificilmente isso justifica uma troca de um carro apenas para ter esse benefício.

Quanto à pergunta “Mas quem é melhor, CarPlay ou Android Auto?” Bem, cada um tem seus prós e contras (enquanto o CarPlay tem uma interface mais agradável, o Android Auto conta, por exemplo, com uma solução de mapas mais encorpada). A boa notícia é que os fabricantes de automóveis estão optando por oferecer suporte a ambos, deixando a escolha final nas mãos do próprios usuários.

[via Patently Apple]

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…