Por conta de um processo contra a Beats, Apple suspende a licença MFi da Monster

No começo do ano nós informamos que a Monster, ex-parceira da Beats, processou a hoje subsidiária da Apple alegando que Jimmy Iovine e Dr. Dre (cofundadores da Beats) cometeram fraude ao comercializar os produtos sem a participação da Monster já que ela seria a inventora da tecnologia por trás dos famosos fones de ouvido que, de certa forma, mudaram o mercado. Pois a Apple respondeu ao processo. E de forma dura, segundo informou hoje o Wall Street Journal.

Logo da Monster

A Monster fabrica acessórios para dispositivos Apple desde 2005. Pois, desde o início de maio, a empresa não pode mais fabricar acessórios como cabos Lightning e fones de ouvido sob o selo MFi (Made for iPod/iPhone/iPad). As vendas dos atuais estoques poderão ocorrer até setembro mas, depois disso, não veremos mais produtos da Monster com o aval da Apple — ao menos não no cenário atual.

O conselheiro geral da Monster, David Tognotti, disse que Noreen Krall, diretora jurídica da Apple, lhe informou que o acordo estava sendo encerrado a partir do dia 5 de maio pois a relação entre as duas empresas não era mais “mutuamente benéfica” por conta do processo da Monster. Segundo o Sr. Tognotti, Ms. Krall disse que o processo iria “destruir a relação de trabalho” entre a Apple e a Monster.

De acordo com Tognotti, a Monster será bastante prejudicada com essa decisão da Apple já que, atualmente, 900 dos 4.000 produtos que ela comercializa fazem parte do programa MFi — por conta da parceria, a Monster já repassou cerca de US$12 milhões para a Apple desde 2008. Ainda de acordo com ele, essa decisão da Maçã “mostra um lado da Apple que os consumidores não costumam ver muitas vezes”, dizendo ainda que “a Apple pode ser uma intimidadora”.

Realmente é complicado ser parceira de uma empresa que está lhe processando. Por outro lado, até hoje a Samsung é fornecedora da Apple mesmo com as duas travando batalhas judiciais em diversos países. A diferença, aqui, é apenas uma: enquanto a Samsung é “essencial” para os planos da Maçã, a Monster não. Mas que fica feio para a Apple, isso não há dúvidas…

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários