Atualização 10.10.4 finalmente corrige o problema com redes Wi-Fi do OS X Yosemite

Uma das novidades do OS X Yosemite foi um novo processo chamado discoveryd. As intenções da Apple podem ter sido boas, mas o resultado foi bem ruim.

Desde a primeira versão do Yosemite usuários enfrentaram diversos problemas com redes Wi-Fi, como por exemplo quedas aleatórias, nomes de dispositivos duplicados na rede, etc. Após muito tentar, a Apple simplesmente desistiu do novo processo e voltou a utilizar o antigo (intitulado mDNSResponder) no 10.10.4, conforme já havíamos informado.

mDNSresponder

Podemos dizer que a empresa deu, sim, um passo para trás. Afinal, é difícil explicar os motivos que não permitiram à Apple deixar esse novo processo funcionando de forma perfeita depois de tanto tempo (10.10, 10.10.1, 10.10.2 e 10.10.3). Por outro lado, o mDNSResponder nunca foi motivo de reclamação e fica complicado entender por que a Apple decidiu fazer a mudança para o discoveryd já que este nunca funcionou de forma redonda — alguns acham que ele tem algum tipo de relação com os recursos AirDrop e Handoff, ainda que eles funcionem normalmente no antigo processo.

Dúvidas e explicações à parte, demorou, mas agora usuários felizmente não têm mais que se preocupar com problemas e quedas em suas redes Wi-Fi. A rádio-corredor é que, com essa “simples” mudança, a Apple fechou mais de 300 radares de bugs.

Eu estava sofrendo bastante com o problema, principalmente em duas ocasiões:

  1. A rede ficava extremamente lenta quando o AirPort Time Capsule estava fazendo um backup;
  2. Ao voltar do modo sleep, o Mac muitas vezes perdia a conexão, me fazendo desligar/ligar o AirPort para reconectar.

Agora, com o OS X 10.10.4 — ainda que esteja testando ele por pouco tempo —, tudo realmente melhorou. 😉

O mDNSResponder já está rodando, também, na versão beta atual do OS X El Capitan 10.11.

Posts relacionados

Comentários