1GB de RAM, bateria de 1.043mAh… confira como é o novo iPod touch por dentro!

Sempre que um novo produto da Apple é lançado, a iFixit corre para desmontá-lo a fim de nos mostrar toda a beleza interior o quão reparável é o produto. Os iPods shuffle e nano ganharam apenas novas cores, permanecendo com o mesmíssimo interior; mas não podemos falar o mesmo do touch, que depois de três anos finalmente ganhou um update significativo.

iFixit - iPod touch de 6ª geração

Recapitulando, eis as especificações técnicas dele:

  • Processador A8 com direito ao coprocessor M8 (o mesmo dos iPhones 6/6 Plus)
  • 1GB de RAM (o mesmo dos iPhones 6/6 Plus)
  • Tela Multi-Touch Retina IPS de 4 polegadas (1136×640 pixels; 326ppp)
  • Proporção de contraste 800:1 (contra 1400:1 do iPhone 6 e 1300:1 do iPhone 6 Plus)
  • Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac (o mesmo dos iPhones 6/6 Plus)
  • Bluetooth 4.1 (melhor que o 4.0 dos iPhones 6/6 Plus)
  • Câmera iSight (traseira) de 8MP cm foco automático e abertura ƒ/2.4 (quase igual à dos iPhones 6/6 Plus)
  • Câmera FaceTime HD (frontal) de 1,2MP e abertura ƒ/2.2< (igual à dos iPhones 6/6 Plus)/li>

Agora vamos ao que interessa!

iFixit - iPod touch de 6ª geração

A Apple continua utilizando muito adesivo para fixar o display ao corpo do iPod touch.

iFixit - iPod touch de 6ª geração

Até esta parte a iFixit disse que tudo está muito parecido com o modelo de quinta geração, lançado em 2012.

iFixit - iPod touch de 6ª geração

A forma como a Apple prende a bateria ao corpo do dispositivo mudou um pouco (ela é colada com um adesivo que já tem um pedacinho pronto para ser puxado, para facilitar a troca — ainda que tudo continue bem difícil). Comparativamente, a bateria do iPod touch de 6ª geração é um pouco melhor que a do de 5ª geração (3,83V; 3,99Wh; 1.043mAh vs. 3,7V; 3,8Wh; 1.030mAh).

iFixit - iPod touch de 6ª geração

Embaixo da bateria temos uma peça única que abriga o Lightning, o alto-falante, o microfone, a entrada para os fones de ouvido e o interruptor do botão Inicial — tudo conectado à placa lógica por um cabo de fita.

iFixit - iPod touch de 6ª geração

Por falar em placa lógica, os componentes continuam soldados a ela. Ali, perto da placa, temos a antena, os botões de volume e de ligar/desligar, a câmera traseira e o microfone.

iFixit - iPod touch de 6ª geração

Eis um comparativo da câmera do iPhone 6 (esquerda) com a do novo iPod touch (direita). O tamanho da câmera do smartphone mostra que, apesar de ambas terem 8 megapixels, a do iPhone ainda é melhor e tem recursos como estabilização automática, lente de cristal safira, maior abertura, capacidade de gravar vídeos em 60 quadros por segundos/vídeos lentos em 240qps, etc.

iFixit - iPod touch de 6ª geração

Aqui, em detalhe, a câmera frontal do iPod touch.

iFixit - iPod touch de 6ª geração

E a placa lógica com o processador A8 (vermelho), coprocessador M8 (laranja), 16GB de memória flash da Toshiba (amarelo), giroscópio e acelerômetro da InvenSense (verde), módulo Bluetooth/Wi-Fi da Broadcom (azul claro), controladores do touchscreen da Broadcom e da Texas Instruments (azul escuro e lilás)…

iFixit - iPod touch de 6ª geração

Codec de áudio da Cirrus (vermelho), controlador de interface do display da NXP (laranja), DAC da Texas Instruments (amarelo) e gerenciador de energia (verde).

iFixit - iPod touch de 6ª geração

A iFixit deu uma nota de reparabilidade 4/10 para o iPod touch de 6ª geração destacando que, embora muito difícil de abrir, a substituição de componentes não é algo impossível (caso da bateria). Porém, a Apple continua soldando peças à placa lógica (dificultando muito o reparo dela), utilizando uma combinação de clipes e adesivos, entre outras técnicas que não ajudam na hora de fazer um reparo.

Comparativamente, o iPod touch de 5ª geração ganhou uma nota 3/10, então vimos um pequeno avanço no quesito reparabilidade.

Posts relacionados

Comentários