O melhor pedaço da Maçã.

Do iOS para o Windows: Microsoft lança versão beta de ferramenta para portar apps

Recentemente nós informamos que a Microsoft apresentou algumas ferramentas que facilitam portar apps de iOS/Android para o Windows 10. No caso de apps para iOS, desenvolvedores poderão aproveitar boa parte do código original em Objective-C (ou seja, Swift não entra no bolo — ao menos por ora) usando as novas ferramentas e adaptá-los para que rodem nativamente no sistema operacional da Microsoft.

Publicidade

Pois esta ferramenta agora está disponível em versão beta1A Microsoft chama de “developer preview”..

Portando apps para o Windows 10

Começar com o Windows é mais fácil do que você pensa. Se você está atualmente criando para web, outras plataformas móveis ou criando um aplicativo desktop para Windows, nós queremos ajudá-lo a trazer a sua experiência para a plataforma Windows [mobile].

Desenvolvedores para o sistema operacional móvel da Apple podem utilizar o Windows Bridge para iOS, criando um app UWP (Universal Windows Platform, ou Plataforma Universal de Windows) no Visual Studio 2015 utilizando o código Objective-C já existente. Todos os projetos do Xcode poderão ser importados para o Visual Studio, adaptados para rodar em diversas famílias de dispositivos com Windows e até mesmo estender o código iOS, aproveitando as capacidades da UWP.

Publicidade

Obviamente, a versão beta deixa claro que tudo ainda está em processo de desenvolvimento e que a Microsoft ainda tem muito trabalho pela frente com a ferramenta. Mas se você é desenvolvedor e está interessado em portar seus apps do iOS — e do Android — pro Windows de forma “simples e fácil”, taí uma boa oportunidade.

Mais informações sobre o assunto pode ser encontradas neste artigo; aos interessados, a documentação e os códigos estão no GitHub.

Quem sabe assim o principal problema da Microsoft no mundo móvel (a oferta de apps) não seja resolvido de uma vez por todas…

[via TechCrunch]

Notas de rodapé

  • 1
    A Microsoft chama de “developer preview”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Baixe aqui os novos wallpapers do OS X El Capitan 10.11 e do iOS 9!

Próx. Post

Apple gasta cerca de US$700 mil por ano com a segurança de Tim Cook

Posts Relacionados