O melhor pedaço da Maçã.

Xcode Cloud existe para desenvolvedores criarem apps melhores, dizem executivos

Essas e outras novidades da WWDC21 foram discutidas numa entrevista recente

Sendo a Worldwide Developers Conference um evento para desenvolvedores, não é nenhuma surpresa que parte das novidades apresentadas na conferência seja focada nas pessoas e empresas que constroem os milhões de apps que usamos diariamente.

Publicidade

A WWDC21, é claro, não foi diferente. Recentemente, Susan Prescott (vice-presidente de relações globais com desenvolvedores) e Andreas Wendker (vice-presidente de engenharia de frameworks e ferramentas) sentaram-se com a CNET para discutir algumas das novidades apresentadas na conferência, realizada no último mês.

Swift Playgrounds

Um dos anúncios comentados pela dupla foi a atualização profunda do Swift Playgrounds, que evoluiu de um aplicativo de aprendizado para uma ferramenta básica de criação e publicação de apps — ainda focada, claro, no público infanto-juvenil.

Segundo Prescott, a ideia é usar a plataforma para estimular o espírito desenvolvedor em cada criança:

Nosso sentimento é que cada criança deveria ter exposição ao aprendizado de linguagens de programação — não apenas porque todas elas se tornarão desenvolvedoras, mas porque o mundo ao nosso redor é formado por códigos. Nós vamos ajudar o máximo de pessoas que conseguirmos em quantas caminhadas for possível, no máximo de comunidades e culturas possíveis, nesse aprendizado.

Xcode Cloud

Outro ponto de discussão foi o Xcode Cloud, novo recurso do ambiente de desenvolvimento da Maçã que permitirá a criação colaborativa de projetos e apps — tudo ficará sincronizado na nuvem, com progresso atualizado em tempo real e sistemas integrados de comunicação que funcionarão para pequenas equipes ou grandes empresas.

Publicidade

A ideia por trás da novidade, segundo Wendker, é automatizar várias tarefas que anteriormente eram feitas de forma espalhada pelas equipes:

Há muitos passos que desenvolvedores precisam seguir no desenvolvimento de apps, como a testagem e a integração do código com seus colegas, e isso toma muito tempo. Francamente, muitas dessas tarefas são bem chatas e os desenvolvedores não querem fazê-las. Então a ideia por trás de um sistema de integração contínuo como o Xcode Cloud é transferir várias dessas tarefas, que podem ser automatizadas, para a nuvem. […] Isso devolve aos desenvolvedores muito do seu tempo para que eles possam focar em seus projetos, e permite que eles tenham mais tempo para encontrar bugs e projetos nos seus códigos — ao encontrá-los mais cedo, é possível construir apps de melhor qualidade e ter mais tempo para adicionar recursos.

Outras novidades

A reportagem lista ainda outras das novidades para desenvolvedores lançadas na WWDC21, como a API SharePlay, os eventos dentro de apps, o TestFlight para Mac e o RealityKit 2 — recursos que, naturalmente, chegarão junto aos novos sistemas da Maçã, já em fase de testes.

Para você, qual a melhor novidade dessas acima citadas? Deixe sua opinião logo abaixo. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Apagão” em HDDs My Book Live pode ter sido causado por disputa de crackers

Próx. Post

Anúncio gera críticas sobre resistência de iPhones 12 à água

Posts Relacionados