O melhor pedaço da Maçã.

Chrome 45 chega com ganhos significativos em performance, porém ainda vai melhorar mais

Ícone - Google Chrome para Mac

Depois de bastante tempo, o Google Chrome finalmente está ganhando novidades bacanas. E, em se tratando de um navegador, nada melhor do que o foco ser em performance.

Publicidade

O Chrome foi originalmente lançado justamente como o browser mais rápido do planeta. Com o tempo, porém, ele foi ficando cada vez mais pesado e se tornou um grande devorador de RAM. Agora finalmente o Google está tomando providências para trazer de volta o que havia de melhor em suas primeiras versões.

Com o Chrome 45, lançado nesta semana, já temos algumas novidades:

  • A restauração de abas abertas quando o Chrome é fechado agora ficou mais inteligente, começando pela última na qual você estava trabalhando. Caso ele detecte que o computador está ficando lento, a restauração das abas é interrompida e o usuário pode então carregá-las depois à medida que precisar.
  • O Chrome também agora observa quando abas não estão realizando alguma tarefa e automaticamente libera parte da RAM do computador. Só isso já faz o uso de memória cair 10%, em média — mas em alguns casos, como o demonstrado abaixo (do Gmail), a mudança é ainda mais significativa.

YouTube video

Publicidade
  • A partir de agora, o Chrome também congela conteúdos em Flash que não são necessários para o que o usuário está visualizando — especialmente banners publicitários. Só isso tem feito baterias de laptops durarem cerca de 15% mais.

Mas não é só isso. O TNW notou recentemente que compilações beta do Chrome 46 também já estão vindo com otimizações significativas no uso de RAM. Eles notaram, ainda, avanços na performance gráfica do navegador e do engine V8, para aplicações em JavaScript. Este post do Chromium Blog detalha outras novidades vindo por aí com o Chrome 46.

Mais uma pequena, porém importante mudança foi anunciada por François Beaufort no Google+: em breve, o Chrome passará a só começar a reproduzir vídeos quando as abas deles estiverem em primeiro plano. Isso não só ajudará a evitar aqueles sons reproduzidos do nada como também contribuirá positivamente com performance e consumo de bateria.

Tudo isso, somado às melhorias que estão chegando também com o OS X El Capitan, deverão tornar a experiência de usuários com o Chrome muito mais agradável. Já era hora!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: Final Cut Pro, aplicativos do Google, Evernote e mais!

Próx. Post

Aplicativo Photo Sphere Camera é atualizado e agora se chama Google Street View

Posts Relacionados