Dúvidas e esclarecimentos sobre os recalls (câmera do iPhone 6 Plus e Beats Pill XL) da Apple

Há alguns dias, nós avisamos sobre o início do programa de substituição da câmera traseira (conhecida como iSight) de iPhones 6 Plus. Pois o nosso leitor Henrique Cunha, que tinha um aparelho elegível, foi à Apple Retail Store – Morumbi realizar o procedimento.

Câmera do iPhone 6

A Apple troca só a câmera ou o aparelho todo? É preciso estar com a câmera danificada ou basta ter o número de série elegível? Muitos de vocês têm essas e outras dúvidas sobre o programa, então achamos por bem compartilhar a experiência dele com vocês.

Com a palavra, o Henrique:

[Anteontem], dia 2 de setembro, quando as lojas da Apple (do mundo todo) ficaram sem sistema para atendimento técnico, resolvi visitar a Apple Store – Morumbi para tentar ser atendido no Genius Bar — sem agendamento prévio — por conta do recall da iSight do meu iPhone 6 Plus.

Ou seja, tinha tudo para não ser atendido. Afinal, além de chegar à loja sem ter agendado um horário, o atendimento técnico dos clientes estava impactado pela falha no sistema.

Apesar de tudo, desde a chegada à loja fui bem recebido. Expliquei que não tinha agendamento e que a câmera do meu iPhone precisava ser analisada pois fazia parte do recall anunciado. O funcionário questionou se as fotos estavam apresentando problemas; eu informei que em algumas situações o foco demorava além do habitual, mas que isso não ocorria sempre.

Fui informado que tão logo algum atendimento fosse finalizado antes do esperado ou caso ocorresse alguma desistência, eu seria atendido. Assim, decidi ficar na loja aguardando.

Quase duas horas depois, fui atendido. O empregado que me atendeu deixou claro que esse tipo de atendimento sem agendamento não é comum e que estavam abrindo uma exceção. Agradeci e, de novo, relatei o motivo da minha visita. O funcionário fez testes com a câmera, focando em objetos distantes. Ele chegou a falar que o teste definitivo seria focar na maçã da Apple, localizada na entrada — nós estávamos ao fundo da loja. O foco demorou para se acertar e, quando finalmente conseguiu focar, a foto ficou embaçada. Foi então confirmada a falha no sistema de foco.

Assim, fui informado que a câmera do iPhone seria mesmo trocada. Sim, eles deixaram claro que somente a câmera seria substituída. Questionei se por algum motivo eles trocariam o aparelho e a resposta que recebi foi: a troca do aparelho só ocorre se, durante o atendimento, for detectado algum outro problema com o iPhone.

O processo demorou uma hora e meia. A Apple não detectou nenhuma outra falha no aparelho e, por isso, não fizeram a troca completa do dispositivo.

Essa experiência demonstra o compromisso da Apple com seus clientes. Afinal, mesmo em um dia atípico na loja (falta de sistema), cheguei sem agendamento e mesmo assim tive a minha necessidade atendida. Esta é uma das vantagens de termos uma Apple Store no Brasil. Uma pena que temos apenas duas (Rio e São Paulo) — espero que outras sejam abertas logo…

Devidamente esclarecido? Então vamos agora passar para outro recall, o da alto-falante Beats Pill XL.

Beats Pill

Como o produto não é oficialmente vendido no Brasil, nós entramos em contato com a assessoria de imprensa da Apple; a empresa nos informou que o recall não acontece em nosso país, afirmando que quem trouxe de fora teria que resolver isso em alguma viagem internacional. Porém o leitor Davi Fiji encontrou uma boa solução para quem tem o produto e não planeja nenhuma viagem para fora a curto/médio prazo.

Ele entrou na página específica do programa e tentou a sorte ao preencher o formulário. Passados alguns dias, ele recebeu contato telefônico da Apple Brasil dizendo que enviariam uma caixa pelos Correios para ele pudesse devolver o Beats Pill XL. Fazendo isso, ele ganharia US$325 em crédito.

Infelizmente esses créditos só podem ser utilizados nas Apple Retail Stores americanas, mas ainda assim é melhor ter um crédito na mão que terá alguma utilidade em algum momento do que um produto com defeito.

Fica a dica para quem possui a caixa de som e não tem como viajar/pedir para alguém fazer a devolução lá fora. 😉

Posts relacionados

Comentários