NetNewsWire, famoso agregador de feeds, está de volta com versões para Mac e iPhone

Quem usa Mac há muito tempo deve se lembrar deste nome: NetNewsWire, um famoso agregador de feeds (RSS).

Lá em 2006(!) ele ainda ocupava o primeiríssimo lugar no meu Dock após o Finder, mas começou a perder força ainda naquele ano com o (re)lançamento do Google Reader — ao menos para mim. Em 2008 o NetNewsWire se tornou gratuito, chegou a ganhar uma nova versão em 2009 e até um app para iPhone, mas não engrenou. Em 2011, o desenvolvedor original do app — Brent Simmons — decidiu vendê-lo para a Black Pixel (responsável também pelo app Kaleidoscope).

Em meados de 2013 o NetNewsWire 4.0 entrou em fase beta, mas de novo foi esquecido. Até ontem:


Desculpe, app não encontrado.

A nova versão do NetNewsWire para Mac está muito bacana, com visual moderno porém mantendo o estilo clássico dele. Ela vem com abas, lista de sites populares, várias opções de compartilhamento, organização de artigos e sites, leitura sem distrações, entre outros. Não são todas as funcionalidades de antes, mas boa parte já está aí.

Simultaneamente, saiu também uma nova versão para iPhones/iPods touch:


Desculpe, app não encontrado.

Ela vem bastante equiparada com a versão para Mac, deixando a desejar apenas por não ser universal. Mas a Black Pixel já prometeu que lançará um update tornando-a compatível com iPads logo, logo.

Para quem comprar os apps, a Black Pixel está oferecendo gratuitamente o NetNewsWire Cloud Sync — que deixa tudo (artigos lidos, favoritos, organização, etc.) sincronizado entre todos os seus dispositivos. Recurso fundamental, diga-se.

Seja bem-vindo de volta, NetNewsWire! 😉

Posts relacionados

Comentários