O melhor pedaço da Maçã.
Camilo Concha / Shutterstock.com
Modo avião na Central de Controle

iOS 16: técnica permite simular Modo Avião para invadir iPhone

A firma de segurança Jamf Threat Labs anunciou hoje que descobriu uma nova técnica que permite ativar uma espécie de “Modo Avião falso” no iOS 16. De acordo com um relatório publicado pela empresa, esse truque pode ser usado para fazer o usuário acreditar que o seu iPhone está 100% offline, quando, na verdade, está sendo invadido.

Publicidade

Embora funcione, a técnica não é exatamente fácil de ser replicada, exigindo tempo e certo conhecimento técnico. A firma também explicou que ela não explora nenhuma brecha no sistema operacional e, por isso, ainda não foi detectada pela Apple.

Mais especificamente, a técnicas usa dois programas daemon para funcionar: o SpringBoard e o CommCenter. O primeiro trata de gerenciar os elementos da interface para fazer parecer que o Modo Avião está ligado, enquanto o segundo controla a conexão com a internet.

Como é possível notar nas imagens divulgadas pela firma, os outros botões da Central de Controle aparecem esmaecidos, como se o Modo Avião realmente tivesse sido ativado. A Jamf também precisou desenvolver maneiras de evitar que alertas sobre o status do aparelho fossem exibidos pelo iOS.

A firma conseguiu, ainda, bloquear o acesso à internet para todos os apps instalados no iPhone — com exceção do app especificado pelo invasor, é claro. Caso o usuário tentasse usar o Safari, por exemplo, em vez de se deparar com um popup perguntando se deseja usar a conexão sem fio para acessar a internet, seria recebido com um alerta convidando-o a desligar o Modo Avião para restabelecer a conexão — mesmo que ele já estivesse desativado o tempo todo.

O relatório não deixa claro, contudo, se para pôr a técnica em prática é necessário ter acesso físico ao dispositivo e se é possível fazer isso via redes sem fio. A firma diz já ter relatado essa técnica para a Apple, porém.

Publicidade

Ainda de acordo com a Jamf, não há registros de que essa técnica tenha sido utilizada por invasores no passado. Mesmo assim, é sempre uma ideia tomar cuidado ao se conectar em redes Wi-Fi desconhecidas e não conceder acesso ao seu iPhones para estranhos, especialmente se for por longos períodos.

via Cybernews

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: Hollyland Lark Max, um estúdio de áudio completo sem fio

Próx. Post

Apple corrige bug dos Ajustes do Sistema no macOS Ventura 13.5.1

Posts Relacionados