Dica: recupere espaço no seu Mac/PC apagando o cache do Apple Music

Se você tem pouco espaço para armazenamento no seu Mac/PC e está utilizando bastante o Apple Music, nós temos uma dica para você.

Apple Music no iTunes

Ao escutar músicas do acervo do Apple Music, você tem duas opções: baixar tudo para o seu computador ou fazer apenas o streaming delas. Porém, mesmo sem baixar tudo para a sua máquina e apenas clicando para que a reprodução seja feita pela internet, a Apple faz um cache da faixa, facilitando futuras reproduções já que tudo estará armazenado localmente.

O problema é justamente esse, afinal, você optou por não baixar a música muito provavelmente para não encher o seu HDD/SSD com essas faixas. Mas não se preocupe, pois nós iremos lhe mostrar como resolver isso.

Limpando o cache do Apple Music pelo Finder

Conforme Kirk McElhearn compartilhou eu seu site, no Mac você precisa ir em ~/Biblioteca/Caches/com.apple.iTunes1 ou em C:\Users\nomedousuario\AppData\Local\Apple Computer\iTunes2, no caso do Windows. No Mac, clique com o botão direito em cima dessa pasta e escolha a opção “Obter Informações”. Assim você saberá quantos megabytes/gigabytes esta pasta de cache está ocupando. Se for muita coisa, basta apagá-la para recuperar o espaço.

Infelizmente, ao reproduzir músicas do Apple Music, esse cache irá encher aos poucos novamente. Então se você escuta muitas músicas pelo serviço e tem pouco espaço disponível, terá que repetir esse processo de vez em quando. Isso mostra que a Apple poderia muito bem mudar algumas coisas no iTunes. McElhearn comenta na possibilidade de termos duas opções: limitar o tamanho do cache (por exemplo, 200MB) e um botão no iTunes para limpar o cache de forma fácil. Pois eu ainda iria além: a Apple até poderia fazer o cache disso tudo para que as faixas não engasguem enquanto o usuário faz a reprodução, mas esse cache poderia facilmente ser apagado automaticamente depois de um período (por exemplo, 24 horas).

Se você utiliza o CleanMyMac ou algum outro aplicativo parecido, tem a opção de apagar essa pasta ao limpar o cache do usuário.

Limpando o cache do Apple Music pelo CleanMyMac 3

Se você tem um MacBook [Air/Pro] e faz backup de tudo pelo Time Machine, saiba que recentemente nós também demos uma boa dica para recuperar espaço no HDD/SSD. 😉

[via The Loop]

Posts relacionados

Comentários