O melhor pedaço da Maçã.

Apple libera versão final do iOS 9 para todos os usuários de iPads, iPhones e iPods touch

Conforme esperado, a Apple liberou hoje a versão final do iOS 9 (compilação 13A344 — um pouquinho à frente da 13A340, da versão GM) para todos os usuários de iPads, iPhones e iPods touch.

Publicidade

iOS 9 num iPad e num iPhone

As novidades do novo sistema incluem um novo aplicativo Notas, informações de transporte público nos mapas (apenas para algumas pouquíssimas cidades), um novo app do iCloud Drive para você visualizar todos os seus arquivos armazenados na nuvem, novos recursos no Mail, uma nova multitarefa, a possibilidade de rodar dois apps lado a lado e de assistir a vídeos enquanto faz outras tarefas (recursos disponíveis para iPads), uma assistente de voz mais proativa e inteligente, melhorias gerais (otimizações no uso da bateria, mais segurança, etc.) e muito mais.

Confira tudo que já falamos sobre o novo sistema neste link.

Como se preparar para a instalação

Antes de prosseguir com a instalação, é importante fazer um backup. Existe duas opções: via iCloud ou pelo Mac/PC.

Publicidade

Para fazer o backup via iCloud pelo próprio iPad/iPhone/iPod touch, vá em Ajustes » iCloud » Backup, ative a opção “Backup do iCloud” e toque no botão “Efetuar Backup Agora”. Se você prefere fazer backup no seu próprio computador em vez de salvar tudo na nuvem, conecte o seu gadget ao Mac/PC pelo cabo USB do aparelho e abra o iTunes. Nele, clique no ícone do aparelho, escolha a opção “Resumo” e clique em “Fazer Backup Agora”.

Pronto, fazendo isso você tem todas as informações do aparelhos guardadas e não tem mais com o que se preocupar caso ocorra algum problema durante a instalação do novo sistema.

Como instalar o iOS 9

Assim como o backup, você poderá fazer a instalação de duas formas. Na verdade, de três: pelo próprio dispositivo (OTA, ou over-the-air), pelo sistema de atualização do iTunes ou manualmente.

Publicidade

OTA

Para instalar o iOS 9 pelo próprio aparelho, vá em Ajustes » Geral » Atualização de Software e siga as instruções fornecidas pelo sistema.

Publicidade

O iOS 9 trouxe boas novidades para quem tem pouco espaço disponível no iGadget: a primeira delas é que, agora, o sistema exige “apenas” 1,3GB de espaço — há um ano, o iOS 8 exigia 4,5GB! A outra novidade é o recurso App Deletion.

Caso você tenha menos de 1,3GB de espaço disponível no aparelho, o próprio iOS apagará alguns aplicativos automaticamente, liberando espaço suficiente para que a atualização seja baixada e instalada. Após a instalação, os aplicativos apagados serão reinstalados (com todas as devidas informações de volta).

Essa é, sem dúvidas, a forma mais rápida e fácil de você atualizar o seu dispositivo para o iOS 9.

PELO ITUNES

Você também pode optar por fazer a atualização pelo iTunes. Para isso, conecte o aparelho ao Mac/PC e abra o iTunes. É bem provável que ao fazer isso o próprio iTunes já informe que há uma versão nova do sistema disponível para você. Caso isso não ocorra, clique no ícone do aparelho, vá em “Resumo” e clique no botão “Buscar Atualização”. Depois é só prosseguir normalmente seguindo as instruções da Apple.

MANUALMENTE

Há ainda uma terceira opção que eu acredito ser a menos utilizada — afinal, as duas acima são bem intuitivas e simples de serem executadas. Ao meu ver, fazer a instalação manualmente é benéfico para quem tem muitos aparelhos iguais em casa. Se, por alguma razão, você tem dois iPhones 6 (um pessoal e outro para trabalho, por exemplo), basta fazer um único download do iOS 9 e instalar esse mesmo sistema em ambos os telefones.

Eis os links diretos para download, caso você prefira baixar e instalar tudo manualmente:

iPads

iPhones

iPods touch

Continuando no exemplo acima (dois iPhones 6), baixe o link relacionado ao aparelho e conecte um deles ao seu Mac/PC. Abra o iTunes, clique no ícone do aparelho, vá em “Resumo” e clique no botão “Buscar Atualização” segurando a tecla Option ao mesmo tempo.

Uma janela abrirá. Navegue então até o arquivo que você acabou de baixar (iOS 9 para iPhone 6) e o selecione. Pronto, agora é só seguir as informações na tela para completar a atualização. Ao terminar, repita o processo com o seu outro aparelho.

·   ·   ·

A partir de agora, estão valendo os novos planos/preços do iCloud.

Lembrando que, ao contrário do que era previsto, o watchOS 2 não será disponibilizado hoje devido a um bug crítico detectado de última hora.

Depois nos conte como está sendo a sua experiência com o novo sistema operacional móvel da Apple! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Será que o iOS 9 deixará seu iPhone antigo bem mais lento? Segundo este teste, não!

Próx. Post

Apple disponibiliza iTunes 12.3 para OS X e Windows

Posts Relacionados