FAQ: perguntas frequentes sobre o iOS 9

iOS 9 em iPhones

Há poucos mais de 24 horas, o iOS 9 foi oficialmente liberado para todos os usuários.

Publicidade

Desde então, respondemos muitas dúvidas de vocês e fomos atrás de informações para responder várias outras. De maneira a ajudar todos juntos, resolvemos publicar este “FAQ” com diversas perguntas frequentes sobre o novo sistema operacional móvel da Apple. Caso necessário, atualizaremos ele com outras.

Cadê o novo app News?

A Apple pisou na bola em não deixar isso claro nas notas de liberação do iOS 9. O fato é que o app News por enquanto só funciona em inglês e está disponível apenas nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália.

Quem quiser pode testá-lo mudando a região do iPhone. Para isto, vá em Ajustes » Geral » Idioma e Região » Região e defina o país para um dos três supracitados. Pode ser que você tenha que reiniciar o aparelho depois para o aplicativo aparecer na sua Tela de Início.

News vs. Banca (Newsstand)

O aplicativo News, do qual falamos acima, é uma novidade da Apple para quem quer acompanhar notícias sobre os mais variados temas numa interface similar à do famoso Flipboard.

Ele não tem nada a ver com o app Banca (Newsstand). Este, por sinal, não existe mais e passou a ser apenas uma pasta qualquer, agregando as suas revistas que antes estavam armazenadas dentro da Banca. Ou seja, suas publicações agora funcionam como apps normais, sem contar com recursos de atualização automática de conteúdo. Além disso, não é mais possível ver as capas das revistas/jornais já que agora temos ícones para identificar esses veículos.

“E aí Siri” sempre ouvindo

O iOS 9 vem com um novo assistente de reconhecimento de voz para o comando “E aí Siri” (“Hey Siri”), e isso está de fato disponível para todos.

Mas a novidade de esse comando funcionar mesmo com o iPhone fora da tomada (ou não conectado ao computador, ou a uma case carregadora) é exclusiva dos novos modelos 6s e 6s Plus.

Como usar os novos recursos do app Notas?

Ao abrir o Notas (Notes) no iOS 9, ele apresentará algumas das novidades e perguntará se você quer atualizá-lo no iCloud. Isto não é recomendado de se fazer ainda, já que o OS X El Capitan só será lançado no dia 30 de setembro — se você não costuma utilizar o Notas no OS X, aí pode atualizá-lo no iOS sem problemas.

Enquanto você não atualizar o Notas, os itens que estiverem dentro do iCloud não terão os novos recursos do app. Para visualizá-los, use a setinha de voltar no canto superior esquerdo do Notas e crie um novo item dentro de “No Meu iPhone”.

Não esqueça de habilitar o novo app iCloud Drive

Uma das novidades do iOS 9 vem desabilitada por padrão, que é o novo app iCloud Drive. Para que ele apareça na sua Tela de Início, vá em Ajustes » iCloud » iCloud Drive e habilite a opção “Mostrar na Tela de Início”. O que esse app faz? Ele serve para você visualizar os arquivos que estão armazenados na nuvem.

Posso voltar para o iOS 8.4.1?

Por enquanto, sim. Para fazer isso, você precisa baixar manualmente o arquivo IPSW dessa versão do iOS referente ao seu aparelho — encontre todos os links neste post — e, com o iPad ou iPhone/iPod touch conectado ao seu computador, clicar no botão “Restaurar” dentro do iTunes segurando a tecla Option (Mac) ou Shift (Windows). Aí, é só selecionar o IPSW e aguardar a instalação.

Estou na beta do iOS 9.1, como instalo o iOS 9.0?

Quem já está testando o iOS 9.1 (quem vem com novos Emojis) não tem como “atualizar” para a versão final do iOS 9 porque, ãhn, isso não faz muito sentido. 😛 Se quiser instalar a versão atual/oficial do iOS, você terá que restaurar o seu aparelho pelo iTunes — mais ou menos como explicamos acima, referente ao iOS 8.4.1.

Neste caso, só não é preciso baixar o IPSW manualmente (embora você possa fazer isso, se quiser). Clicando em “Restaurar”, o iTunes irá baixar a versão do iOS 9 específica para o seu iGadget e instalá-la automaticamente. Caso necessário, coloque o seu iPhone em modo DFU.

Atente-se para o fato de que não será possível usar o backup feito no iOS 9.1, por ser de uma versão mais nova. Se isso for crítico para você, o jeito é ficar na beta e ir se atualizando conforme saírem novas até o iOS 9.1 ser oficialmente lançado para todos. A Apple não deu previsão para isso, mas muito provavelmente ocorrerá em novembro com a chegada do iPad Pro.

E quem já estava com a Golden Master (GM) instalada?

A compilação final do iOS 9 é a 13A344, um pouco à frente da versão Golden Master — que era 13A340.

Felizmente, a Apple permite que todos os que estão na GM atualizem seus aparelhos pelo sistema convencional do iOS indo em Ajustes » Geral » Atualização de Software (é o chamado update OTA; over-the-air, ou pelo ar) ou pelo próprio iTunes (basta plugar o cabo USB e abrir o iTunes que uma janela oferecendo a atualização aparecerá; caso não apareça, clique no ícone do iPhone, depois em “Resumo” e em “Buscar Atualização”).

O iOS 9 não ia ocupar menos espaço?

Ele talvez até ocupe menos, mas não muito menos. O que mudou mesmo é o quanto de espaço ele necessita para ser instalado. Até o iOS 8, eram precisos 4,5GB livres; agora, bastam 1,3GB.

Siri muda em português

Alguns leitores nos contaram que, após o update para o iOS 9, sua Siri ficou muda quando em português.

Para corrigir isso, vá em Ajustes » Geral » Acessibilidade » VoiceOver » Fala » Dialeto Padrão e certifique-se de que você está com a opção “Raquel (Aprimorado)” marcada. Pode ser que você precise fazer um pequeno download para ativá-la.

Ah, e o feedback de ativação da Siri agora é por vibração mesmo (e não mais por som).

Por que não vejo a nova multitarefa no iPad?

Antes de mais nada, vale lembrar o que é compatível com o que. O recurso Split View só funciona em iPads Pro, Air 2 e mini 4. Já o Slide Over e o Picture-in-Picture rodam em iPads Pro, Air, mini 2 ou superiores.

Posto isso, é preciso aguardar que desenvolvedores incorporem suporte aos recursos em seus apps. A boa notícia é que já estão saindo na App Store inúmeros compatíveis com um ou mais deles.

Cadê o wallpaper da onda?

Não sabemos exatamente por que, mas aquele primeiro wallpaper padrão que apareceu nas versões beta do iOS 9 sumiu na versão final — que veio com vários outros novos. Mas não sejam por isso, o link para download dele continua ativo. 😉

Ah, e wallpapers animados são exclusivos dos iPhones 6s/6s Plus.

Cadê o Passbook?

Mudou de nome, agora se chama Wallet.

Devo atualizar para o iOS 9? Não ficará lento?

Na nossa opinião você deve, sim. Se não for pelos novos recursos e pelas mudanças na interface, que seja pela sua segurança. Este artigo de suporte da Apple lista tudo o que foi corrigido em termos de segurança no iOS 9, e você verá que não é pouca coisa.

Quanto à dúvida sobre lentidão, dê uma olhadinha neste post. 😉

·   ·   ·

Ademais, usem e abusem do espaço de comentários abaixo para continuarem trocando figurinhas e esclarecendo detalhes sobre o iOS 9.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…