O melhor pedaço da Maçã.

Apple tem duas fornecedoras diferentes fabricando o chip A9; e ele varia! [atualizado]

Desde sempre a Samsung é a parceira da Apple na fabricação dos processadores de iPads, iPhones e iPods touch. Por conta da disputa judicial entre elas, porém, a Maçã resolveu tentar se afastar um pouco da sul-coreana e se aproximou da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company). Atualmente, tanto a Samsung quanto a TSMC fabricam o A9. O que ninguém imaginou, porém, é que existiria alguma diferença entre os chips produzidos por elas.

Publicidade

Como sempre faz, a Chipworks resolveu dissecar o iPhone 6s para dar uma olhada no A9 e ficou surpresa ao constatar que os processadores fabricados pela Samsung e pela TSMC possuem tamanhos diferentes — apesar de serem destinados ao mesmo produto: iPhones 6s e 6s Plus. Enquanto o da sul-coreana tem 96mm² (APL0898), o da taiwanesa tem 104,5mm² (APL1022).

A9 em diferentes versões

Com isso, algumas dúvidas estão no ar. Será que ambas utilizam o mesmo processo de fabricação (16 nanômetros) ou a Samsung está utilizando uma tecnologia mais avançada (14 nanômetros)? Será que essa diferenciação no tamanho (e, quem sabe, no processo de fabricação) influencia no desempenho do chip? O processador da Samsung é mais eficiente, energeticamente falando?

Utilizar duas ou mais fornecedoras é algo bastante comum, mas essa possível diferenciação no processo de fabricação e a possibilidade de eles entregarem performances diferentes é algo bem estranho (ainda que não seja impossível — já tivemos casos como no MacBook Air que a Apple utilizou SSDs da Toshiba e da Samsung com performances diferentes, assim como displays da LG e da Samsung os quais também apresentavam problemas diferentes1Enquanto o da Samsung era bem mais amarelado, o da LG tinha retenção de imagens (também conhecido como ghost images).).

A Chipworks analisará as duas unidades de novos iPhones com chips diferentes para entender melhor tudo isso. Ficaremos de olho!

[via 9to5Mac]

Atualização · 29/09/2015 às 16:29

Algumas pessoas afirmaram que essa diferenciação dos chips estaria atrelada ao modelo do aparelho (enquanto o 6s seria equipado com o processador da Samsung, o 6s Plus teria o fabricado pela TSMC). Pois o desenvolvedor Hiraku Wang acabou com essa teoria.

Gráfico do A9 - Processadores da Samsung e TSMC

Ele criou um aplicativo que é capaz de determinar se um iPhone tem um chip da Samsung ou da TSMC e compartilhou os dados recolhidos de usuários (aproximadamente 2.500) que instalaram o app. No total, ao menos com essa amostra, há mais chips da TSMC (58,96%) do que da Samsung (41,04%). Veja que a divisão desses chips A9 entre iPhones 6s e 6s Plus não é nem um pouco parecida.

Publicidade

Apesar de ser relativamente fácil verificar qual processador A9 o seu iPhone 6s possui, nós não recomendamos que você faça esse teste pois é preciso instalar um perfil empresarial para que o app dele rode e colete os dados. O problema é que outras informações também podem ser enviadas sem que você saiba. Para instalar perfis desse tipo, é imprescindível conhecer o desenvolvedor ou a empresa em questão — como não conhecemos Wang, não podemos incentivar isso. Portanto, siga por sua conta e risco.

[via MacRumors]

Notas de rodapé

  • 1
    Enquanto o da Samsung era bem mais amarelado, o da LG tinha retenção de imagens (também conhecido como ghost images).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: ReBoard, Typorama, Money Care e mais!

Próx. Post

Vídeo: desenvolvedor mostra emulador de MAME rodando na nova Apple TV

Posts Relacionados