O melhor pedaço da Maçã.

FireChat é o primeiro app a usar a tecnologia AirDrop para comunicação local de usuários no iOS

FireChat no iPhone

FireChat no iPhoneRecentemente chegou à App Store um aplicativo chamado FireChat, desenvolvido pela startup americana Open Garden. Trata-se de um cliente de mensagens instantâneas com uma premissa bastante similar à de outros aplicativos que vimos ganhar popularidade — e, em certos casos, uma bolada de grana — ao longo dos últimos anos.

Publicidade

Parece mais do mesmo, não é? Seria, se não fosse por um detalhe muito sutil: ele foi desenvolvido para funcionar sem conectividade com a internet.

Usando uma tecnologia lançada no iOS 7 pela Apple, o pessoal da Open Garden foi capaz de habilitar comunicações entre aparelhos rodando o iOS com seu aplicativo por meio de descoberta local via Wi-Fi ou Bluetooth, através da mesma estrutura na qual foi elaborado o AirDrop, recurso destinado a facilitar o compartilhamento local de conteúdo entre usuários. A diferença neste caso é que essa estrutura não está sendo usada simplesmente para enviar arquivos a partir dos aplicativos de um gadget para outro, mas sim para conectar dois ou mais usuários fisicamente próximos para conversas com textos e imagens.

No entanto, o mais interessante da tecnologia de Conectividade Multipeer criada pela Apple para o AirDrop é que ela pode ir muito além de compartilhamento local de conteúdo nas mãos de desenvolvedores, e o FireChat tira proveito disso. O grande destaque dela é finalmente viabilizar de forma técnica no iOS o conceito de mesh networking: mesmo que um usuário esteja conversando com alguém a uma distância além do alcance máximo das antenas do meu iPhone, suas mensagens podem chegar ao destinatário através de uma rede ad hoc formada por quaisquer outros aparelhos com o FireChat instalado nas redondezas que estabeleçam uma conexão ponto-a-ponto, desde que alguns desses pontos possam estabelecer alguma saída para a internet.

Publicidade

Dessa forma, dezenas, centenas ou até milhares e dezenas de milhares de usuários podem estabelecer redes para conexão e troca de informações entre aplicativos em qualquer lugar do mundo, sem depender necessariamente da internet enquanto estiverem se comunicando em um dado momento. Tal funcionalidade não parece muito relevante, ao menos à primeira vista. Mas apenas no FireChat ela abre espaço para diversos cenários de uso: em quantas situações você esperava ter um meio fácil e rápido de se comunicar com várias pessoas durante algum tipo de reunião ou evento, e se viu frustrado com a qualidade da conexão de internet do local onde estava?

Fora do contexto de mensagens instantâneas, redes mesh também podem se tornar importantes para habilitar cenários de uso de aparelhos como smartwatches conectados à internet, sem que o hardware necessário para eles tenha que ser integrado ao próprio dispositivo — economizando assim espaço e energia. Também podemos imaginar seu uso em situações nas quais a conexão com a internet pode ser tanto dificultada — seja por uma limitação técnica do local ou a ocorrência de algum desastre — ou não desejável (em benefício da privacidade), sem interferir no benefício de conectar pessoas localmente para diversas tarefas.


Desculpe, app não encontrado.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Viber ainda mantém ligações gratuitas para fixos no Brasil e adiciona ligações para os Estados Unidos

Próx. Post

MM na [Mac] App $tore: 1Password, TowerMadness HD, Papa Sangre II, Camera360 Concept e mais!

Posts Relacionados