O melhor pedaço da Maçã.

Após alguns meses distribuindo vídeos em HTML5 no seu site, YouTube alega que tecnologia ainda não substitui Flash

Já faz um bom tempo que o YouTube suporta um player de vídeos em HTML5 para acesso ao site sem a necessidade do Flash Player e, desde a sua introdução, ele foi bastante aprimorado pelo Google — hoje, até conteúdo com legendas pode ser assistido nativamente no Safari e no Chrome. Mas o uso de padrões da internet para distribuir o que vai ao ar diariamente no YouTube é pouco relevante para seus engenheiros, que ainda ressaltam o uso de plugins como o Flash para continuar a funcionar normalmente.

Publicidade

Como em qualquer site da web, o que depõe contra a eliminação de plugins do YouTube é compatibilidade de browsers: embora Safari e Chrome apoiem HTML5 e sejam compatíveis com o formato de vídeos usado pelo Google (H.264), eles não representam nem 15% dos usuários de internet na atualidade. Estima-se que o número de usuários capazes de usar HTML5 na internet cresça bastante no futuro, com uma nova versão do Internet Explorer para Windows, mas, apesar de isso solucionar a questão de audiência, definir um formato único para distribuição de vídeos na internet (entre H.264, Open Video e, agora, WebM) está cada vez mais difícil.

Por causa disso, também não é fácil para nenhum site adotar tecnologias de streaming que sejam acessíveis para todos. A Apple tem estimulado um protocolo de rede para o formato de vídeos H.264 que funciona com qualquer servidor e é bastante flexível para gerenciar conexões, sendo adotado rapidamente por muitos que querem distribuir conteúdos para o Mac OS X e o iOS. Contudo, além de ser pouco popular para outras plataformas, ele não oferece as mesmas técnicas de proteção de conteúdos e medição de audiência que alguns tipos de vídeos exigem, especialmente agora que o YouTube oferece alugueis de filmes.

O pior é que isso tudo faz apenas referência a como o YouTube oferece sua biblioteca de vídeos para os usuários, pois quando se trata de como eles interagem com o serviço, mais problemas emergem, desde a falta de suporte a embeds em outros sites até o uso de câmeras e microfones dos computadores para gravações. Enfim, não é à toa que definir padrões para a internet tem sido difícil há muito tempo; o jeito é esperar que a entrada de gigantes de tecnologia no meio dessa história acelere um pouco as coisas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Abertura de nova fábrica da Foxconn deixa Apple “relutante” sobre futuras mudanças

Próx. Post

Após relatos sobre falhas de recepção de sinal em iPhones 4, Apple abre vagas para engenheiros especializados em antenas

Posts Relacionados