X2 Wireless Buds, da Jaybird: como melhorar algo que já era excelente

Vinha usando meus fones BlueBuds X há aproximadamente um ano, extremamente satisfeito e tendo todos os recursos que eu poderia desejar deles. Há cerca de quatro meses o pessoal da Jaybird conseguiu se superar, lançando o novo modelo X2.

Os X2 Wireless Buds contam com algumas melhorias interessantes em relação ao modelo anterior. Confira abaixo as minhas impressões sobre ele.

Caixa

Fones Jaybird X2

A embalagem, muito parecida com a da primeira geração, apresenta variações de acordo com a cor escolhida.

Fones Jaybird X2

O X2 vem acompanhado de uma bela caixa de borracha para transporte, maior que a da geração anterior (cabendo o fone e o carregador ao mesmo tempo), adaptadores de orelha e ouvido (silicone e espuma) e um cabo USB 2.0 para carga.

Design

Se você achava as três opções de cores um número muito restrito, vai ficar feliz com a novidade. Agora o X2 vem em seis cores (midnight, fire, charge, storm, ice e alpha), todas com acabamento fosco.

Fones Jaybird X2

Os controles dos fones estão localizados no lado direito, contando com três botões: mais (+), uma bolinha e menos (-). A porta para carregamento (Micro-USB) fica localizada atrás de uma tampinha, também no lado direito. Vale ressaltar ainda que os fones oferecem garantia vitalícia à prova de transpiração, graças à tecnologia Liquipel.

Encaixe e conforto

Fones Jaybird X2

Os adaptadores de ouvido ganharam melhorias. Além dos tradicionais adaptadores de silicone, agora também fazem parte do kit três tamanhos de adaptadores em espuma, mais confortáveis que o modelo tradicional. Além de conforto, o risco de queda do fone do ouvido é minimizado. Sério, essas espuminhas tornam o uso muito mais agradável, e ainda bloqueiam parte do ruído externo.

Fones Jaybird X2

Controles

Idênticos ao modelo anterior, os botões de mais (+) e menos (-) funcionam da seguinte maneira: ao pressioná-los uma vez, você aumenta/diminui o som. Se tocar e segurar, avança/retrocede faixas. Para chamar a Siri, toque e segure o botão bola. Para ligar o seu fone, pressione o botão bola até ouvir uma suave voz (Jenna, a assistente dos fones da Jaybird) dizendo “Power on”. Para desligar, pressione o mesmo botão bola por cerca de quatro segundos.

Emparelhamento

Para emparelhar o seu iGadget, continue pressionando o botão até ouvir “Searching for your music device”.

Pareamento X2

Quando ouvir, basta ir em Ajustes » Bluetooth no iOS e tocar no nome dos fones. Se o processo foi feito com sucesso, você ouvirá “Headphones connected”.

O X2 pode ser emparelhado com até oito dispositivos, e a conexão é automática. O fone continua sendo equipado com Bluetooth 2.1 + A2DP para transmissão de áudio e AVRCP para controles de música. Segundo a Jaybird, novas versões de Bluetooth (como o BLE) não oferecem benefícios, e podem inclusive ocasionar em perda de qualidade do som.

Bateria

Os fones X2 continuam oferecendo a mesma autonomia de até oito horas (sim, 8h!) para escutar músicas/conversar ou 250 horas em repouso (standby), o que mantém o produto no topo do seu segmento. Sua bateria agora é recarregada por completo em menos de 2,5 horas. A informação do status dela é apresentada no ícone Bluetooth, na tela do seu iGadget.

Como bateria nunca foi um problema na geração anterior, a única mudança que senti foi em relação ao tempo de carga, cerca de 30 minutos inferior ao do BlueBuds X.

Qualidade do som

A Jaybird chama sua tecnologia de personalização do codec Bluetooth SBC nativo de “Shift”. Com ele, os X2 oferecem um nível de pureza e som comparável aos melhores fones de ouvido — com ou sem fio. Uma adição interessante nesta segunda geração é a eliminação dos sons dos controles do fone. Explico: na geração anterior, ao aumentar ou diminuir o som, um efeito sonoro era apresentado pelo fone; no X2, isso não existe mais.

Fones Jaybird X2

Os fones contam com um sistema interno de filtragem chamado “PureSound”, responsável por filtrar e eliminar os chamados “ruídos brancos”. Estes são um tipo de ruído produzido ao combinar sons de todas as frequências diferentes. Essa tecnologia é extremamente útil para pessoas que realizam treinos demorados, ou que costumam aumentar o volume para se motivar. A presença da espuma como encaixe do fone torna esse uso ainda mais interessante.

Conversação

O que já era bom aparentemente ficou melhor. A qualidade do som (que é um dos destaques dele na parte musical) também não deixa nada a desejar no quesito conversação. Os fones da Jaybird, como qualquer opção Bluetooth da atualidade, também servem para atender chamadas exatamente como fazemos com os da Apple: ao pressionar o botão central, a ligação é atendida.

Preço e disponibilidade

Os X2 ainda não estão à venda no Brasil. Se estiver no exterior e desejar adquiri-los, eles saem por US$180 (mais barato que o equivalente da Beats, porém mais caro que outros) e estão disponíveis em diversas redes, como a Best Buy e a Amazon.com.

Se você estiver procurando um fone Bluetooth com qualidade excepcional, não deixe de conferir este.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…