O melhor pedaço da Maçã.

Gráfico do dia: o pico das reclamações sobre “iPhones lentos”, desde 2008

Gráfico de iPhones lentos

O gráfico acima, compartilhado ontem pela Statista, é muito curioso e interessante. Ele mostra, de 2008 para cá, o volume de buscas no Google por “iPhone lento” — com o pico ocorrendo em 2013, após o lançamento dos iPhones 5s e 5c.

Publicidade

Dá para tirarmos algumas coisas daí:

  • O volume médio como um todo tem crescido, afinal, o número de usuários de iPhones também cresce exponencialmente ano a ano.
  • Todos os picos ocorreram logo depois do lançamento de novos modelos, mas que coincide também com a liberação de novas versões do iOS.
  • Apesar dos picos, o volume de buscas sobre o assunto volta ao normal bem rapidamente — em cerca de duas semanas, apenas.

Há duas possíveis explicações para o fenômeno: a primeira é psicológica e tem relação com o lançamento de aparelhos mais novos e mais rápidos; a segunda, mais plausível, tem a ver com o efeito que updates do iOS surtem em iPhones antigos.

Pegando a segunda possibilidade como a mais certa, a explicação para a coisa se “acalmar” depois deve ter a ver com subsequentes updates de sistema liberados pela Apple com correções, usuários que decidem restaurar seus aparelhos do zero e passam a ter uma experiência melhor, ou simplesmente o fato de que muitos se “acostumam” com a performance após um certo número de dias.

Publicidade

Só temos uma certeza, a partir disso: em 2016, assim que saírem os “iPhones 7 e 7 Plus” e o iOS 10 (iOS X?), veremos uma nova avalanche de pessoas reclamando da mesmíssima coisa.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Snapselect, Splashtop 2, Money Pro e mais!

Próx. Post

Divirta-se com este emulador de sistemas operacionais antigos diretamente no seu navegador

Posts Relacionados