Curiosamente, Apple agora indica que todos os iPhones e iPads recentes contam com Bluetooth 4.2

Ao lançar o novo iPod touch, a Apple surpreendeu incluindo nele pela primeira vez em muito tempo uma versão mais nova do padrão Bluetooth, a 4.1. Há menos de dois meses, porém, um vazamento de informações na FCC (Federal Communications Commission, ou Comissão Federal de Comunicações) mostrou novos Magic Mouse e teclado sem fio equipados com Bluetooth 4.2 — uma versão mais rápida da tecnologia e com outros benefícios.

Mais recentemente, vimos que embora a nova Apple TV continue com Bluetooth 4.0, o iPad mini 4 já veio com o 4.2. E agora a Apple atualizou as páginas de comparativos de iPhones e iPads indicando que, na verdade, todos os modelos recentes estão equipados com a última versão da tecnologia.

iPhones e iPads com Bluetooth 4.2
Comparativo dos vários modelos de iPhones
iPhones e iPads com Bluetooth 4.2
Comparativo dos vários modelos de iPads

Observem que isso inclui não apenas os iPhones 6s e 6s Plus, mas também o 6 e o 6 Plus; da mesma forma, além do iPad mini 4 e — obviamente — do iPad Pro, o iPad Air 2 também entrou na jogada.

A dúvida que fica é: teria a Apple conseguido uma forma de atualizar a versão do Bluetooth desses aparelhos via software ou ela fez mesmo uma mudança na linha de produção dos modelos anteriores, substituindo o componente responsável pelo Bluetooth? Como não há uma forma de verificar pelo iOS qual a versão do Bluetooth, só a própria Apple poderá esclarecer isso.

Vale lembrar que, em junho, a Apple tornou-se membro do Bluetooth SIG (Special Interest Group, ou Grupo de Interesse Especial).

[via 9to5Mac]

Posts relacionados

Comentários

31 comments

  1. Possuo um Apple Watch e me gerou uma curiosidade, qual bluetooth este dispositivo utiliza? E quais as reais diferenças entre os dois modelos 4.1 e 4.2?

  2. Se ela atualizou a página informando que o 6 também vem com no novo BT, então ela não atualizou chip nenhum nos aparelhos que estão em linha de produção… isso seria um erro grotesco e abriria brecha para usuários que compraram antes aciona-la

  3. Ué, podem ser os iPhones 6 vendidos a partir de agora. Quem comprou antes acionaria alegando o que? Eles compraram com a promessa de que viria com Bluetooth 4.0, e veio.

    Mas eu realmente acho que pode ser via software.

  4. Seria estranho a Apple fazer isso, atualizar os iPhone apenas a partir de agora.

    Um pouco de teoria da conspiração: será que não foi por esse motivo que as cores ficaram restritas ao cinza e ao prata? 🙂

  5. E o que tu dizes @rfischmann:disqus?

    Pois é. Nunca achei uma resposta clara, salvo a que afirmava que a atualização para o 4.1 seria possível por software. Fiz uma pesquisa aqui e não achei nada sobre o 4.2.

  6. Eu vi uma entrevista naquele programa olhar digital, um especialista disse que a atualização é feita via software, não precisando de mudanças no hardware

  7. Melhor assim e já sabendo que a Apple dificilmente vai se posicionar, pelo menos foi uma grata surpresa aos usuários de iPhone 6.

  8. Não. A Apple descobriu que existe uma demanda maior pelo dourado e rosé então força a comprar o 6S para ter essas cores. Mercado simplesmente

  9. @rfischmann:disqus No site da Apple Brasil consta o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus com o Bluetooth 4.0, o que é estranho, pois essas atualizações costumam ser simultâneas em todos os sites. E o mesmo vale para os modelos de iPad.

  10. Capada nada. Uso pra conectar aos meus Macs e ter a experiencia do Continuity (Handoff, fazer ligações, Instant Hotspot e SMS); conectar ao Apple Watch; conectar ao carro; conectar aos meus fones sem fio; e para usar o AirDrop entre todos os dispositivos Apple.

    E em breve, conectar à Apple TV. 😛

Deixe uma resposta