Elon Musk chama a Apple de “cemitério da Tesla” [atualizado]

Elon Musk, CEO da Tesla

Até o começo de fevereiro, a Tesla já havia contratado mais de 150 empregados da Apple. Mas o caminho inverso também tem ocorrido com força, chegando até ao engenheiro sênior Jamie Carlson. Uma reportagem recente inclusive apontou que, dos mais de 1.000 profissionais já trabalhando no “Projeto Titan” da Apple, muitos vieram da Tesla e inclusive deixaram um “buraco” por lá.

Há alguns meses Elon Musk até se mostrava positivo acerca dos rumores de um carro da Apple, mas agora ele demonstrou que está muito incomodado com isso tudo. Em uma entrevista para o jornal alemão Handelsblatt, Musk chamou a Apple de “cemitério da Tesla”.

“Engenheiros importantes? Eles contrataram as pessoas que nós demitimos”, disse Musk. “Se você não consegue ficar na Tesla, vai trabalhar na Apple. Não estou brincando.” Em outras palavras, Musk quer dizer que as centenas de profissionais que saíram da Tesla para a Apple foram todos dispensados e, para ele, são profissionais ruins.

O excêntrico executivo ainda continuou, dando a entender que a Apple não saberia bem onde está se metendo: “Não, sério. É bom que a Apple está se mexendo e investindo nessa direção. Mas carros são muito complexos quando comparados com telefones ou smartwatches.”

Se ainda havia alguma possibilidade de a Apple futuramente comprar a Tesla, acho que Musk acabou de evaporá-la.

Conforme eu mesmo já comentei em discussões sobre esses rumores, principalmente no nosso podcast, não acho que o histórico bem-sucedido recente da Apple dê algum tipo de certeza de que ela acertará nesse automóvel. Mas daí a achar que mais de 1.000 pessoas trabalhando no projeto (incluindo especialistas como Doug Betts, que era vice-presidente sênior de qualidade na Fiat Chrysler Automobiles) não sabem o que estão fazendo é muita audácia.

[via Business Insider]

Atualização · 09/10/2015 às 19:13

Diante de toda a polêmica, Musk resolveu se pronunciar pelo Twitter:

Ei, eu não odeio a Apple. É uma ótima empresa com muitas pessoas talentosas. Eu amo seus produtos e estou contente que eles estão criando um [veículo elétrico].

Mas o que foi dito não pode ser apagado. E é curioso Musk dar como certo assim o rumor de um carro da Apple, mesmo que os indícios sejam muito fortes.

Posts relacionados

Comentários

49 comments

  1. Eu acho engraçado vê-lo falando de um lado que smartphones e watches sejam complicados, e por outro Tim Cook (sobre serviços e produtos) dizendo “Esse é o tipo de problema que nós gostamos de resolver”. Vou ficar na minha sobre este assunto e esperar para ver o final do filme em 2019, mas que temos um duelo de titãs entre Musk e Cook, não tenho dúvidas.

  2. Falaram a mesma coisa quando a Apple lançou o Iphone, que eles não entendiam nada de celular.. e no que que deu?

  3. Muita gente não gosta de ouvir a verdade, mas depois quem tem razão sempre é reconhecido. Foi assim com Bruce Lee tb, que deixou muitos desafetos.
    Normal.

  4. Mais acho que a migração de PC para Smartphones é mais natural do que migração para o setor automobilístico… Não sei se será uma boa pra Apple

  5. Ai que ta.. a Apple contratou pessoas qualificadas + grana que eles tem.. mas é sempre um risco.. vamos esperar pra ver.. mas aposto positivo na Apple

  6. E vou lhes falar… O carro dos caras faz mais de 500km com eletricidade, chegando de 0-100km/h em 3 segundos. O dia que eles inventarem um smartphone, eu vou correndo, pq o que não terei é problema com bateria. hahahahahahaha….

  7. Eu ainda acho que é um teatrinho ensaiado!
    Que estão trabalhando em conjunto e que no final da keynote de 2019 Cook dirá “One more thing” e entrará Elon Musk no palco anunciando a aquisição da Apple.

  8. Historicamente falando, a Apple teve uma saga semelhante a uma “montanha-russa”, com “Altos altíssimos e Baixos baixíssimos”. Mas no momento atual, a Apple está bem madura e não tem mais tantos conflitos quanto havia no passado, mas existe muita expectativa de que ela continue inovando, e isso é arriscado e dispendioso. Agora o ramo “automotivo” é bem complexo mesmo! e é um ramo muito antigo, muito mais maduro e com margens bem definidas do que a Apple está acostumada. Eu ainda acho que a Apple vai se juntar a outra gigante Automobilística para criar em conjunto algum veículo ou produto premium inovador mas sem entrar de cabeça em todo processo fabril…

  9. Muito provavelmente o Apple Car 1 não seja tão espetacular.
    Ha vários refinamentos que são feitos ouvindo feed back, foi assim com o iPhone, o iPhone foi ficar realmente bom no 3gs, antes tinha muitas falhas.
    A apple com certeza vai fazer algo diferente, o que ? Ninguem sabe.
    Vejo o mercado de carros como commodity hoje em dia, quase todas oferecem praticamente a mesma coisa, com diferenças pequenas entre si, para agradar grupos de clientes distintos.
    É raro ver algo completamente fora da curva, até mesmo em design, o ego e o medo reinam no segmento.
    Algo que a apple vai contribuir e muito sera no sistemas de interface com o usuario do carro, é inacreditável como por mais caro que seja o carro, a eletrônica embarcada é pobre.

  10. “Em outras palavras, Musk quer dizer que as centenas de profissionais que saíram da Tesla para a Apple foram todos dispensados e, para ele, são profissionais ruins.”
    Quer dizer que só porque o profissional foi demitido quer dizer que ele é ruim? Duvido que o Musk quis dizer isso.

  11. A-D-O-R-O essa briga de cachorro grande.
    Bem melhor e mais interessante do que ficar vendo competições fingidas entre Toyota, Hyundai, Fiat, etc.

    Que as coisas se concretizem o mais rápido possível. Já passou da hora da Tesla popularizar o carro, afinal de contas, massificar um produto é o que mais costuma (não é regra, claro) dar dinheiro e alcance.

    Essas empresas são as minhas favoritas!

  12. Por qual outra razão você demite alguém, exceto corte de custos (que não deve ser o caso dele)?
    Perguntando mesmo… eu não imagino. Quero aprender mais.

  13. Já entrei dentro mas nunca dirigi, deve ser muito legal

    Mas me referi ao grande mercado ao que representa 99% do mercado.

  14. é o ponto fora da curva no conjunto motriz, no design eles estão na curva.

    Já um nissan juke ou até mesmo o Range Rover Evoke, quando lançados eram fora da curva em design mas não em conjunto motriz.

  15. Se ver a História da Tesla ela é mais cheia de falta de grana que varias vezes no início fez o Elon perder o sono e ser jurado de morte. Elon já cortou muito por falta de grana. E ele enganou muitos investidores menores no início, como pessoa ele não é essas coisas.

  16. A grande questão aqui não é o “expertise” da maça e sim o que eles pretendem no ramo . Se for um carro elétrico não espero nenhum milagre , infelizmente a questão BATERIA ainda é um grande limitador nesta área .

  17. Uma merda de pessoa, é a pessoa que tem uma empresa aeroespacial com tecnologia a mais de 10 anos a frente da nasa, carros que para porsche e outras empresas copiarem tem que ser conceitos ainda e uma empresa que quase todos usam para pagamento online(PayPal). O cara não é apenas muito visionario, mas como o maior engenheiro dessa epoca.

  18. É o típico choro de perdedor, perdeu 1000 profissionais, e virou um chorão.
    E ainda mostrou-se um belo canalha com os profissionais que trabalharam para ele, tentando desmoraliza-los publicamente.

  19. As vezes o funcionário não se adapta a empresa, ou ela cometeu um erro que a empresa não quis relevar. O que mais tem por ai é funcionário bom demitido.

  20. sinceramente, não sei a razão das pessoas ficarem tão negativas ou ansiosas com relação à Apple entrando no mercado automotivo… é uma empresa com bilhões e bilhões e bilhões de dólares em caixa… se alguma empresa pode investir grana pra caramba (pra usar uma palavra limpa), e tentar criar algum motor realmente funcional que ajude a população a resolver o problema com combustíveis fósseis por um preço razoável, afinal, carros híbridos hoje são caríssimos, acho que é totalmente positivo e manda a ver, Apple… se isso vai funcionar, ou não, o futuro e o mercado dirão… mas agora, nessa fase meio rumoresca, não tem que ficar negativando não… ela que produza e tente mudar… ela tem grana pra isso e há um imenso mercado potencial para ‘mudar o mundo’ novamente…

  21. Penso que a Tesla está para o mundo automobilístico elétrico hj, como a Apple estava para o mercado da telefonia quando lançou o iPhone.
    Não vejo como audácia dizer que eles detém os melhores no ramo E. Talvez o comentário soe como uma cutucadinha no intuito de se manter na defensiva, pois mesmo vc estando anos a frente do mercado de tecnologia em veículos elétricos, quando a Apple está envolvida, deve rolar um certo medo. Tá ae a Blackberry que não me deixa mentir! 😀

  22. Já tem um tempinho aqui na europa um burburinho sobre a união da Apple com a BMW. Seria o uso do corpo do BMW i3 como base para o carro autônomo da Apple.

  23. Talvez, mas se arriscar em uma área nova é o que faz uma empresa se reinventar e crescer. A Apple já fez isso outras vezes antes, com música, telefonia, tablets, varejo, por exemplo. Mesmo que não acerte de início, é esse espírito de startup que evita a estagnação.

  24. Por N razões, cara. Como as que o Fábio apontou, por exemplo. E pode ser que o profissional não seja tão bom quanto a empresa quer, mas nem por isso é um profissional ruim. São coisas completamente diferentes.

  25. Eu recuso a trabalhar nas empresas de TI dirigidas pelos riquíssimos que contratam os «melhores» engenheiros, programadores, etc. e demitem as pessoas comuns.

  26. Seria ótimo se a Tesla conseguisse se expandir pelo mercado global e chegar a nossa vida. Os carros da empresa são fantásticos mas ainda seguem aos poucos ganhando território em meio a desconfiança dos consumidores. O mais surpreendente e que Musk não sabe é que a entrada da Apple no seguimento vai beneficiar a Tesla e não “roubar seu espaço” ou “sonho”. Algo tão ambicioso por parte da empresa tecnológica mais valiosa da atualidade servirá para introduzir a tecnologia a nível global, abrindo espaço para a Tesla e para o automovel elétrico pelo mundo a fora, algo que Musk vem tentando há anos sem sucesso apesar de seus produtos formidáveis.

  27. Os carros da Tesla são aqueles que todo todo mundo quer mas devido a incompetência ou falta de recursos de Musk ninguém pode ter. Os modelos saem com uma lista de espera imensa e a assistência técnica ainda é feita na fábrica. A demanda é grande mas nitidamente a Tesla não está pronta pra o mercado mundial. A Apple chegara para resolver esse probleminha….

  28. O carro elétrico não é segundo carro: tem mais de um milhão de Prius rodando nos estados unidos. Ele é híbrido mas muita gente só abastece ele a cada 2 ou 3 meses pois fazem trajetos curtos de menos de 60km por dia. Para isso ele é uma ótima opçao. O Tesla E é um projeto de carro elétrico barato que será apresentado no Detroit Auto Show e nao tenho duvida que ele venderá muito no futuro. Pensando bem a maioria das pessoas não precisam de carros a gasolina – só quando viajam.

Deixe uma resposta