Atualização do Facebook para iOS corrige problema de consumo exacerbado de bateria

Não há dúvida nenhuma de que a maior reclamação referente ao iPhone é com relação à sua bateria, mas muita gente não percebe que várias vezes o problema não está no aparelho ou no iOS, mas nos apps instalados/utilizados.

Recentemente, um dos aplicativos mais populares que existe sofreu de um problema crônico que começou a ser solucionado hoje, com a sua versão 42: o Facebook.

Ari Grant, gerente de engenharia do Facebook, explicou num post que a atualização corrige dois problemas — o primeiro relacionado a um processo repetitivo desnecessário no código de rede que causava um consumo exacerbado de CPU, e o segundo (este mais grave) que fazia o app consumir bateria à toa muitas vezes após o usuário assistir a um vídeo e sair do app. Em alguns casos, o aplicativo entendia que ainda havia um áudio a ser reproduzido em plano de fundo, mesmo silencioso, o que aumentava o consumo de bateria.

Essas duas correções são, segundo Grant, apenas as primeiras de outras que sua equipe tem estudado para melhorar o consumo de bateria por parte do app do Facebook. Ele reiterou, ainda, que os recursos de geolocalização do aplicativo (a primeira coisa que as pessoas costumam desabilitar para economizar bateria) nada têm a ver com as reclamações recentes de usuários com relação a isso.


Ícone do app Facebook

Facebook

de Facebook, Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 229.0 (451.7 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Apesar de estarmos falando especificamente do Facebook neste artigo, fique sempre de olho em Ajustes » Bateria para verificar se algum app está consumindo mais do que deveria.

[via TechCrunch]

Posts relacionados

Comentários

34 comments

  1. Facebook no iPhone é tipo o Chrome para o computador: adora ser o centro das atenções pra todo mundo e nessa vai embora RAM, bateria, CPU, armazenamento – fora a invasão de privacidade que, para ambos, é somente declarada pra iludir o usuário de que não existe qualquer problema!

  2. Depois dessa pedalada do Facebook, mudei para a versão mobile no Safari, adicionei um ícone na Home Screen e nunca mais instalo este app, nem sinto falta…

  3. Chrome no android é um inferno, é lento e pesado, existem outros navegadores bem, bemmm melhores pra android

  4. O facebook deveria corrigir as interferências no volume. Com o aplicativo em segundo plano, o volume geral do meu iPhone e do meu iPad fica reduzido. É só fechar o app que ele volta ao normal.

  5. Só uso pelo Safari, um app inútil.
    O messenger que o FB tenta enfiar guela abaixo tb é um lixo desnecessário nos idevices, meu ponto de vista.

  6. nem uso Chrome no celular, uso o navegador nativo, Safari. mas imagino que ele é péssimo em qualquer plataforma, pq no meu computador, ele toma toda memória RAM, é um saco, assim que percebi isso, parei de usar ele.

  7. À alguns dias estava notando a bateria descarregar mesmo a noite, sem uso, consumir certa de 40/50%…ia até reinstalar o iOS do meu iPhone 5c, aí vi a matéria sobre o consumo de bateria do facebook, exclui o app e instalei o paper também do face…resultado? Bateria pro dia todo, sem o consumo exagerado de antes.

  8. Obs: como o paper tem messenger embutido, como o facebook anteriormente, excluí o app do messenger também!

  9. Aconteceu o mesmo comigo!
    Acabou a bateria a noite (sem eu estar usando) resultado? despertador fail. hahaha

    🙁

  10. Uma dúvida!

    Mesmo eu desativando a atualização em 2º plano do Facebook, o mesmo continua me notificando. alguém sabe disso ou tem o mesmo problema?
    Até restaurei o iPhone e tudo, mas o problema parece ser com o Facebook, já que o problema só ocorre com este app.

  11. Esse consumo excessivo de bateria em background já existia a um bom tempo, eu mesmo postei um Twitter mostrando isso no dia 17 de agosto de 2015. Foi só cair a grande mídia que o Facebook tomou iniciativa pra tentar resolver. Isso que o app é atualizado toda semana, então por aí vc já vê que o problema já vinha acontecendo e ninguém se dava conta disso.

    Atualização em background pro Facebook é essencial? Pra mim não! Então eu sempre deixei desabilitado por padrão.

  12. Sim, desativei.

    Mas pela lógica não era pra receber notificações em 2º plano, se este estiver desativado, não?

    Até porque tenho outros apps que desativei atualização em 2º plano e não recebo nenhuma notificação, mesmo estes estando com as notificações ativadas…

    valeu!

  13. Notificações é diferente. O Facebook envia pra Apple, e a Apple envia pro seu iPhone, independente se a atualização em 2º plano estiver habilitada ou não.

    Agora se vc disse que desativou as notificações tb, isso é problema, mas checa aí, vai em Ajustes -> Notificações -> Facebook e desmarca a opção “Permitir Notificações”.

    Mas vale lembrar que as notificações em sí não causam esse tipo de problema de consumo de bateria, pois já faz parte do sistema.

  14. Melhor indicacao de app do dia
    Ja deletei os outros 2 e troquei pelo paper
    Ele ta meio abandonado sem atualizar desde marco e tbm nao funfa em portugues mas pra visualizar os posts e ate postar algo e conversar pelo messenger ta perfeito! Melhor ser abandonado do q encherem ele de firula…

  15. Cara, mas reparei que não é só com ele que acontece isso, no Spotify também quando estou escutando podcasts.
    Só fechar que volta ao normal.

Deixe uma resposta