Ex-executivo da Apple afirma que Steve Jobs já considerava criar um carro em 2008

Considerado o “pai” do iPod, Tony Fadell deixou a Apple definitivamente em março de 2010 e lançou no ano seguinte a Nest, com o seu termostato — empresa comprada pelo Google no início de 2014. Anos depois, de vez em quando ele ainda tem histórias para contar sobre o seu período na Maçã.

Hoje, a Bloomberg publicou uma entrevista com Fadell na qual ele discute a nova geração de automóveis com a repórter Emily Chang. O executivo faz uma boa analogia do iPhone com um carro, afirmando que boa parte dos componentes usado em ambos não é muito diferente.

Mas a passagem mais curiosa trazida agora por Fadell é que, em 2008, Steve Jobs já considerava criar um carro da Apple. Na época eles chegaram inclusive a discutir detalhes sobre como seria o painel, os bancos, etc., mas ambos concluíram que seria demais para a companhia — ao menos naquele momento. Conforme estamos acompanhando em rumores recentes, parece que a hora está chegando…

Fadell continua hoje como CEO da Nest Labs, uma subsidiária da Alphabet.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários

20 comments

  1. Daqui a pouco dizem que a ideia da stylus e iphone com tela enorme foi dele também.
    Era só o que faltava.
    Depois que o cara morreu é fácil falar.

  2. Apesar de pessoalmente achar que carro é muito pra uma empresa de software, seja Apple ou Google, acho ridículo esse papo de “Jobs não faria isso” ou “Apple bla bla bla mudou depois da morte do Jobs”. Idolatria mórbida por um falecido.

  3. Eu não tenho dúvidas de que o Jobs pensava em algum dia projetar um iCar.
    Se ele projetou a iCasa, o iBarco, porque não o iCar?

    Mas se a Apple irá lançá-lo algum dia, dai já não sei…

  4. Nessas horas, eu lembrei de uma frase de Jobs: “foco é dizer não”

    Não acredito que a Apple vai realmente desenvolver seu próprio carro. No máximo, irá aprimorar o CarPlay.

    Apple é uma empresa de tecnologia e não montadora de automóveis

  5. Endeusamento mórbido de um falecido. Ora, o Jobs era um gênio do seu ramo e isso ninguém pode negar, agora esse endeusamento exagerado como se ele fosse a última bolacha do pacote, o último cara no ramo da tecnologia capaz de inovar, o supra sumo da xuxa. Por favor… Achar que só ele trabalhava na Apple ou que ele chegou sozinho ao primeiro Mac, iPod, iPhone e iPad é até uma forma de desmerecer todas essas pessoas que trabalharam com ele e que continuam lá até hoje.

    Sobre as famosas frases “Jobs não faria isso”… parece que o pessoal da internet conhece o Jobs mais do que as próprias pessoas que trabalhavam com ele, para saber o que ele faria ou não faria.

  6. Agora com isenção de impostos a suposta base do carro da Apple, o BMW i3, custa cerca de R$ 170 mil. Serve para imaginarmos o preço no Brasil, mas quem sabe caia um pouco mais se for fabricado na fábrica da BMW em Santa Catarina.

  7. Rapaiz, pensamento a frente e com mudanças exponencias….

    Hoje um carro eletrônico é maluquice, e no ritmo que estamos acostumado isso seria realidade em 10 ou 15 anos…. Mas o mundo mudou, isso será realidade em CINCO ANOS, pode apostar. É só parar pra pensar, o que era realidade em 2013 é um passado remoto hoje… loucura total…

    A Apple e todas as grandes estão completamente atentas a isso.

    Carro da Apple ?? Totalmente eletrônico ? Sem motor a combustão ? Vamos aguardar ansiosos a atualização 9.2 do carro que trará estacionamento automatizado, uma feature que não tinha na versão 9.1… tudo vai mudar… nossos filhos vão rir quando tiverem 18 e lembrarem como a gente dirigia !!! Tu vai comprar um carro e as funcionalidades novas virão por SOFTWARE… exatamente como é hoje no smartphone….

    Apple terá seu carro, Tesla e Google também… e as montadoras que são gigantes hoje sucumbirão… é fato.

  8. Não ofende o cara, tela grande, caneta, a prova de água… melhorias mediocres que qualquer zé mané como a gente consegue prever… Steve Jobs era um visionário que faz mais sentido ter previsto algo impactante como isso, todas as gigantes de TI focam na próxima onda que são os carros totalmente eletrônicos, tudo que vivenciamos na industria do entretenimento, a forma de ver e consumir filmes e músicas esta chegando agora na industria automotiva e faz todo sentido que Jobs estive atento a isso que vai mudar a vida das pessoas, e não a tela grande que o povão tanto clama… pqp….

  9. Como disse recentemente o Elon Musk, CEO da Tesla:

    “Em 20 anos, se você tiver um carro e ele não for autônomo, vai ser como andar a cavalo. Você vai possuir um carro manual apenas por razões sentimentais”

  10. Não concordo com ele, acredito que será antes. heheh
    Quando ele disse isso ? A 5 anos atrás ? Tenho certeza que ele mudou o conceito no presente atual.
    É o projeto secreto da Apple, é o projeto aberto do Google, é o projeto já real da Tesla. Isso não tem volta e Ford, GM, VW e outras vai pagar caro por não serem empresas de TI, vão ser nichos para aficionados por motor e combustível.

  11. Ele disse recentemente em uma entrevista ao Wall Street Journal:

    http://www.wsj.com/articles/tesla-ceo-sees-fully-autonomous-car-ready-in-five-or-six-years-1410990887

    Foi noticiado aqui:

    http://www.tecmundo.com.br/tesla/88929-nao-possuir-carro-autonomo-igual-andar-cavalo-diz-tesla.htm

    Ele disse também: “Eu acho que todos os carros vão ser completamente autônomos em um futuro breve (…) Digamos em até 20 anos. Mas, para a Tesla, vai ser muito mais cedo que isso”

  12. Com o software falho e sujeitos a erros que tanto a Apple quanto a Google tem hoje rodando em seus dispositivos, nem daqui a 30 anos. Não é seguro andar em um carro guiado por um software que esteja sujeito a falhas. Elas teriam que mudar radicalmente a forma como desenvolvem este software, o que significaria um custo altíssimo (implementação de software com missão crítica).

    Se elas fizerem isso realmente, pode ter certeza de duas coisas:
    1) não vai rodar iOS nem Android.
    2) o custo no desenvolvimento do software será tão alto, que apenas as 100 maiores fortunas da Forbes terão cascalho suficiente para conseguir comprar esses carros.

  13. Acho que será em bem pouco tempo, não será iOS, isso é óbvio e também não será autômato, está função acontecerá com o passar dos anos evoluindo. É o que me parece mais razoável na minha opinião. Mas mudanças revolucionárias serão em curto prazo, entre elas o carro receber atualizações, melhorias, sem precisar trocar de carro.

Deixe uma resposta