Dicas para apagar arquivos no OS X El Capitan

Lixo do OS X El Capitan cheioEm um dos nossos mais recentes podcasts, respondemos uma dúvida de ouvinte sobre o “Esvaziamento Seguro do Lixo” (“Secure Empty Trash”) — recurso que sumiu do OS X Yosemite para o El Capitan.

Publicidade

A própria Apple explica por que nas notas de segurança do sistema operacional:

Finder

Disponível para: Mac OS X 10.6.8 ou posterior
Impacto: o recurso “Esvaziamento Seguro do Lixo” pode não apagar com segurança arquivos colocados no Lixo
Descrição: havia um problema em garantir a exclusão segura de arquivos do Lixo em alguns sistemas, como os que têm armazenamento flash. Esse problema foi resolvido removendo a opção “Esvaziamento Seguro do Lixo”.

ID de CVE
CVE-2015-5901 : Apple

Resumindo: o recurso não era muito confiável (principalmente em máquinas com SSDs, tal como quase todos os Macs de hoje em dia) e, para evitar dúvidas, a Apple optou por simplesmente retirá-lo.

Mas ainda há uma forma de executar isso no OS X, via Terminal (localizado em /Aplicativos/Utilitários/). Pode não ser 100% confiável, mas é melhor do que simplesmente jogar o arquivo (ou a pasta) para o Lixo e esvaziá-lo pelo método comum.

Publicidade

Para apagar um arquivo de forma segura, digite o seguinte no Terminal:

srm -v 

Deixe um espaço em branco no final e arraste o arquivo que quer apagar para a janela do Terminal. Você verá que ele automaticamente colocará o caminho exato para o arquivo na sua máquina.

Se quiser apagar uma pasta o processo é o mesmo, mas o comando muda um pouquinho:

Publicidade
srm -rv 

Outra dica legal é que, no El Capitan, agora é possível apagar arquivos sem que eles tenham que passar pelo Lixo. Selecione o que quiser e, no Finder, vá ao menu Arquivo segurando a tecla ⌥ (Option):

Apagando um arquivo imediatamente pelo Finder

Observe que há um atalho de teclado direto para isso: ⌥⌘⌫ (Option-Command-Delete).

Publicidade

Uma última dica, no El Capitan, é que agora você também pode apagar imediatamente qualquer arquivo que já estiver no Lixo clicando com o botão direito do mouse sobre ele e escolhendo “Apagar Imediatamente…” — útil quando você quiser manter algumas outras coisas ainda no Lixo antes de esvaziá-lo.

[via The Mac Security Blog, CIO]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…