https://www.youtube.com/watch?v=-CHftBRuSr8

Estamos em 2015 e, infelizmente, esse tipo de coisa ainda acontece.

Publicidade

O vídeo acima (em inglês) mostra um gerente da Apple Store, Highpoint (na Austrália) conversando com seis estudantes negros (nem todos aparecem no breve vídeo). Na verdade não foi bem uma conversa já que, como podemos ver, o gerente pediu para que eles se retirassem da loja pois a equipe de segurança da Retail Store estava preocupado com a possibilidade de eles roubarem algo.

Podemos ver claramente que os estudantes não tiveram nem a chance de contestar, conversar com o gerente — ao menos não naquele momento, já que não não temos como saber o que aconteceu antes disso/depois.

De acordo com o 9to5Mac, os estudantes da escola Maribyrnong (em Melbourne) — todos negros — nasceram no Sudão, na Somália, na Nigéria, na Eritreia e no Egito, e emigraram para a Austrália quando ainda eram crianças.

Publicidade

A Apple disse que o gerente da loja pediu desculpas aos estudantes e ao diretor da escola (aparentemente todos eles estavam uniformizados) por conta do episódio, segundo informou a BBC. Além disso, a Maçã disse que inclusão e diversidade são alguns dos valores fundamentais da Apple e que acredita na igualdade para todos, independentemente de raça, idade, sexo, identidade de gênero, etnia, religião ou orientação sexual.

De fato as ações da empresa — principalmente do seu CEO, Tim Cook — apontam para essa direção. Mas esse episódio pode ser considerado uma bela mancha na bonita campanha que a Apple vem promovendo.

Me impressiona o despreparo do gerente ao não saber lidar com a situação. Ainda que houvesse algum receio por parte da equipe de segurança — afinal, existe uma equipe de segurança justamente para isso —, não é dessa forma que se aborda pessoas.

Um dos estudantes resolveu acabar com a discussão no Facebook, afirmando que a Apple pediu desculpas (aceitas, por sinal) e que não há necessidade de levar isso à frente.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…